• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Mercado hoje: índices de preço americano e brasileiro, palestra do presidente do BC e boletim trimestral fiscal do governo orientam os investidores nesta sexta-feira

No Brasil, os ativos de Vale e Petrobras e os andamentos da reforma tributária serão monitorados

Por Silvana Rocha e Maria Regina Silva

26/04/2024 | 8:39 Atualização: 26/04/2024 | 8:45

(Foto: Envato Elements)
(Foto: Envato Elements)

O índice de preços de gastos com consumo mensal, o PCE, dos Estados Unidos, e o sentimento do consumidor de abril da Universidade de Michigan ficam no foco no exterior. No Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) de abril, a palestra virtual do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e o boletim trimestral fiscal do governo geral atraem as atenções.

Leia mais:
  • 8 ações que podem saltar até 250%, mas não estão no radar do investidor
  • Americanas: minoritários preparam processo para indenização
  • Petrobras: após aprovação de 50% dos dividendos, mercado quer mais
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A manhã é de ajustes nos mercados de Nova York, com os índices futuros de ações subindo e a maioria dos rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) caindo, na esteira de balanços e à espera da divulgação do PCE mensal americano. O dado pode ser crucial para determinar se os juros americanos serão mesmo mantidos no nível atual por longo período, como tem sugerido as apostas do mercado.

Nessa quinta-feira (25), as bolsas em Wall Street fecharam em queda e os juros das T-Notes voltaram a atingir os maiores níveis desde novembro de 2023 na esteira de dados trimestrais da inflação PCE dos EUA, que surpreenderam para cima. Além do PCE mensal, sairá a confiança do consumidor e expectativas da inflação do país.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No pré-mercado de Nova York, as ações da Alphabet e da Microsoft operam em forte alta, após a divulgação de balanços no fim da tarde dessa quinta-feira. Já a Intel tinha queda expressiva, após a fabricante de chips decepcionar com projeções para o atual trimestre, em balanço também publicado ontem. As bolsas europeias também buscam recuperação da queda recente.

Por lá, destaque ao recuo das ações da gigante de mineração Anglo American, que rejeitou proposta de compra da concorrente anglo-australiana BHP e a classificou de “oportunista”. BHP também cede.

As bolsas da Ásia subiram, após o Banco do Japão (BoJ) deixar sua principal taxa de juros inalterada, levando o iene a renovar mínima em mais de três décadas em relação ao dólar.

Agenda econômica no Brasil

A valorização das bolsas internacionais, do petróleo e do minério de ferro pode estimular o Ibovespa, de forma a evitar uma quarta semana seguida de queda, mas isso dependerá do PCE dos EUA e do IPCA-15.

Os ADRs (recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR3; PETR4) avançam nesta manhã no pré-mercado de Nova York. Os papéis da mineradora tentam reaver o recuo da véspera após o balanço trimestral considerado fraco e em meio à oferta feita pela BHP à Anglo American, proposta essa que foi rejeitada pela gigante de mineração.

Publicidade

Já os papéis da estatal petrolífera ainda podem reagir positivamente à aprovação de parte dos dividendos extras retidos pela Petrobras, ontem, e à informação de que o pagamento do restante dos recursos ocorrerá no segundo semestre.

Na Bolsa, fica ainda no radar o julgamento da ação sobre desoneração da folha de pagamento. Os juros futuros podem se ajustar em baixa ao recuo dos rendimentos dos Treasuries e ainda focarem no IPCA-15, que pode desacelerar, além do PCE dos EUA.

Apesar disso, há receios de que a Selic no final do ciclo poderá ficar mais elevada, por conta das incertezas externas. Ainda fica no radar a participação do presidente do BC, Roberto Campos Neto, em evento.

No câmbio, o norte deve ser dado pelo resultado do PCE dos EUA. Aqui, o mercado monitora o fiscal e os avanços da tributária. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que é possível atender ao desejo do Ministério da Fazenda e aprovar a regulamentação da reforma tributária ainda neste ano na Casa e no Senado.

  • Veja também: Haddad entrega projeto da reforma tributária. O que o mercado espera?

Agenda do dia

Às 8 horas sai a confiança da indústria em abril. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o IPCA-15 de abril e o presidente do BC, Roberto Campos Neto, palestra em evento online, ambos às 9 horas. O Tesouro divulga Boletim Trimestral de Estatísticas Fiscais do Governo Geral às 10h. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá compromissos em fábricas em Minas Gerais e em São Paulo, acompanhado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Publicidade

No exterior, destaque à inflação ao consumidor medida pelo PCE nos Estados Unidos, referente a março, às 9h30, e ao indicador de confiança do consumidor e de inflação americana da Universidade de Michigan às 11h. À noite, sai o lucro industrial chinês às 22h30. Entre os balanços, saem Chevron e ExxonMobil.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Abertura de Mercado
  • Conteúdo E-Investidor
Cotações
02/03/2026 15h55 (delay 15min)
Câmbio
02/03/2026 15h55 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibov avança, petróleo dispara e juros sobem com guerra no Oriente Médio; Petro ganha mais de 4%

  • 2

    Geração Z impulsiona volta do vinil e dos livros físicos, e isso pesa no bolso dos pais

  • 3

    Como a guerra entre os EUA, Israel e o Irã pode afetar bolsa, dólar e petróleo; ouro e prata sobem quase 3%

  • 4

    Pix em 2026: aproximação, pagamentos automáticos e novas regras moldam o futuro

  • 5

    Quem é o investidor estrangeiro que banca o rali do Ibovespa rumo aos 200 mil pontos

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que são as despesas médicas não dedutíveis?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que são as despesas médicas não dedutíveis?
Imagem principal sobre o Aposentados do INSS: qual grupo recebe hoje (02)?
Logo E-Investidor
Aposentados do INSS: qual grupo recebe hoje (02)?
Imagem principal sobre o IPVA de São Paulo 2026: datas de vencimentos da terceira parcela já estão liberadas
Logo E-Investidor
IPVA de São Paulo 2026: datas de vencimentos da terceira parcela já estão liberadas
Imagem principal sobre o Gás do Povo: como consultar a situação do vale de recarga pelo App Meu Social
Logo E-Investidor
Gás do Povo: como consultar a situação do vale de recarga pelo App Meu Social
Imagem principal sobre o Bolsa Família libera calendário de março de 2026; veja as datas
Logo E-Investidor
Bolsa Família libera calendário de março de 2026; veja as datas
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que é a omissão de rendimentos dos dependentes?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que é a omissão de rendimentos dos dependentes?
Imagem principal sobre o Moradores de Juiz de Fora (MG) podem solicitar o saque calamidade do FGTS, após fortes chuvas
Logo E-Investidor
Moradores de Juiz de Fora (MG) podem solicitar o saque calamidade do FGTS, após fortes chuvas
Imagem principal sobre o Chuvas intensas: saque calamidade do FGTS é liberado para moradores de Minas Gerais
Logo E-Investidor
Chuvas intensas: saque calamidade do FGTS é liberado para moradores de Minas Gerais
Últimas: Mercado
Ações para ficar de olho hoje: Petrobras, Prio e Brava reagem à guerra no Oriente Médio
Mercado
Ações para ficar de olho hoje: Petrobras, Prio e Brava reagem à guerra no Oriente Médio

Ofensiva coordenada de EUA e Israel contra o Irã reacende temores sobre o Estreito de Ormuz, impulsiona cotação do petróleo e deve guiar juros, dólar e Bolsa nesta segunda-feira (2)

02/03/2026 | 10h38 | Por Isabela Ortiz
Mercados globais despencam com novo conflito no Oriente Médio e corrida por ativos seguros
CONTEÚDO PATROCINADO

Mercados globais despencam com novo conflito no Oriente Médio e corrida por ativos seguros

Patrocinado por
Ágora Investimentos
"O mercado não é mais de oportunidade geral, é de seleção de papéis”, diz Dalton Gardimam, da Ágora
Mercado
"O mercado não é mais de oportunidade geral, é de seleção de papéis”, diz Dalton Gardimam, da Ágora

Para o economista-chefe, a Bolsa já não está absolutamente barata. Após o fluxo estrangeiro recorde empurrar o Ibov para perto dos 200 mil pontos, momento é de stock picking

02/03/2026 | 09h30 | Por Jenne Andrade
Como o mercado brasileiro deve abrir após escalada da guerra no Oriente Médio; veja previsões para dólar, juros e Bolsa
Mercado
Como o mercado brasileiro deve abrir após escalada da guerra no Oriente Médio; veja previsões para dólar, juros e Bolsa

Conflito no Oriente Médio reacende temor de choque de oferta no Estreito de Hormuz e pode redefinir o humor dos mercados globais na abertura da semana

02/03/2026 | 08h57 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador