O primeiro dia de agosto traz uma agenda mais robusta com indicadores, balanços e retomada das sessões no Congresso. É também o primeiro dia de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que deve terminar amanhã com possível decisão sobre corte na taxa de juros. Nos Estados Unidos, são esperados índices dos gerentes de compras (PMIs, na sigla em inglês) da indústria.
Leia também
Os destaques desta terça-feira (1º) ficam com produção industrial brasileira, balança comercial e o PMI industrial. Entre os balanços estão os de Klabin, Cielo e Caterpillar. A Câmara deve analisar as mudanças feitas pelo Senado no texto do Regime Fiscal Sustentável, mais conhecido como Novo Arcabouço Fiscal.
- Veja também: Bolsas da Ásia: mercados se dividem entre balanços positivos no Japão e dado industrial fraco na China
Os mercados internacionais exibem cautela em meio a uma série de PMIs industriais fracos que elevam os temores com a desaceleração da economia global. As bolsas operam em baixa na Europa e no mercado futuro em Nova York, enquanto o dólar está mais forte. O PMI industrial da zona do euro caiu de 43,4 em junho para 42,7 em julho, atingindo o menor patamar em 38 meses.
Na China, segunda maior economia do mundo, o PMI industrial recuou a 49,2 em julho. Todos estão abaixo de 50, o que significa contração da atividade. Na Austrália, o RBA, banco central do país, manteve os juros em 4,10% ao ano pelo segundo mês seguido, surpreendendo analistas, que esperavam alta.
No Brasil
O fôlego do Ibovespa pode ficar limitado pelo sinal negativo dos futuros de Nova York e pela queda do petróleo neste primeiro pregão de agosto. O EWZ, maior fundo de índice (ETF, na sigla em inglês) do Brasil negociado no mercado futuro em NY, operava estável perto das 7 horas. As ações da Sabesp (SBSP3) ficam no radar, após o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciar ontem que manterá o processo de privatização da companhia.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse ontem que com as condições dadas pelo Congresso e o governo os juros vão baixar: “Não vejo ninguém com a vontade de permanecer os juros no tamanho que estão”, afirmou.
Agenda
A agenda desta terça-feira traz a divulgação dos dados da produção industrial brasileira de junho (9h00), o leilão de NTN-B e LFT (11h00) e a balança comercial de julho (15h00). O secretário do Tesouro, Rogério Ceron, participa do lançamento do novo título público do Tesouro Direto, o Tesouro Educa+ (14h00).
A S&P Global informa ainda o índice dos gerentes de compras do setor industrial de Brasil (10h00) e EUA (11h00). Nos EUA, saem o PMI industrial pelo ISM (11h00), investimentos em construção (11h00), estoques API de petróleo (17h30). Entre os balanços, destaque aos números de Klabin, Cielo e Caterpillar.