O feriado nos Estados Unidos e a agenda esvaziada desta segunda-feira (29) tendem a minguar a liquidez dos negócios domésticos, mas o sinal positivo dos futuros de Nova York, ainda que não tenha hoje mercado à vista, pode indicar uma abertura em alta do Ibovespa.
- Veja também: negociações sobre arcabouço fiscal e discurso do presidente do Banco Central ficam no radar em dia de feriado nos EUA
Veja as principais notícias das empresas em destaque nesta segunda-feira:
Petrobras (PETR4; PETR3)
A Petrobras negou em comunicado que esteja participando de qualquer ação coordenada com a Previ ou outra instituição com o objetivo de adquirir as ações de emissão da Vibra Energia. A estatal também afirmou que “são inverídicas as notícias publicadas acerca do assunto”.
Eletrobras (ELET6)
A Eletrobras confirmou a contratação das empresas Saver e Vale Soluções para prestação de serviços de assessoria e consultoria para assuntos relacionados a políticas públicas com impacto nas empresas de seu grupo.
Leia também
A manifestação se deu em resposta a um pedido de esclarecimento da CVM sobre as notícias que circularam na imprensa dando conta que as assessorias seriam ligadas a parlamentares envolvidos no então processo de privatização da companhia.
GPA (PCAR3)
O Casino, que controla o Grupo Pão de Açúcar (GPA), iniciou “um procedimento de conciliação” sob intermediação da Justiça francesa para negociar com credores e eventuais investidores. O processo deve durar até cinco meses, informou. A estratégia busca evitar que a empresa entre em uma situação de default (calote).
Na sexta-feira, as ações do GPA e do Assaí caíram, respectivamente, 1,41% e 1,98%, contrariando a alta das varejistas.
CVC (CVCB3)
A operadora de turismo CVC informou no sábado (27) que ainda não há definição sobre quem será o novo CEO da empresa. De acordo com a companhia, o processo de seleção do novo ocupante do cargo continua em curso, como já havia sido informado. A empresa está sem um CEO após a renúncia de Leonel Andrade, anunciada na quarta-feira.
Energisa (ENGI11)
O consumo consolidado de energia elétrica (cativo e livre) nas áreas de concessão do Grupo Energisa em abril foi de 3.216,4 GWh. O montante representa aumento de 2,6% na comparação com igual período de 2022. Já as vendas consolidadas atingiram 2.523,3 GWh. O volume supera em 1,1% o registrado um ano antes.
Seguradoras
Na maior transação do mercado de seguros na última década, a HDI, seguradora que é parte do grupo alemão Talanx, comprou boa parte dos negócios da americana Liberty Mutual Insurance na América Latina por valor aproximado de US$ 1,48 bilhão (cerca de R$ 7,4 bilhões).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A compra, anunciada pelas duas companhias neste sábado torna a HDI a terceira maior seguradora em volume de prêmios na América Latina nos negócios de propriedade e no chamado casualty (que inclui linhas como a de responsabilidade civil).
A HDI, na prática, mais do que dobrará de tamanho por aqui. Com isso, vai se tornar a segunda maior seguradora do País se excluídos ramos como vida e previdência, ficando atrás apenas da Porto. O Brasil é prioridade para o grupo alemão Talanx, dono da seguradora HDI, quando o assunto é aquisição, de acordo com o CEO da HDI Seguros no Brasil, Eduardo Dal Ri.
Frigoríficos
O Rio de Janeiro registrou um caso de gripe aviária (H5N1) em um animal encontrado na capital fluminense. A ave, um trinta-réis-de-bando (Thalasseus acuflavidus), foi capturada na terça-feira na Ilha do Governador, na zona norte da cidade.
Trata-se do primeiro caso conhecido da doença na cidade do Rio de Janeiro. Antes, duas outras aves silvestres com influenza aviária foram identificadas nos municípios de São João da Barra, no norte do Estado, e em Cabo Frio, na Região dos Lagos.
*Com informações do Broadcast
Publicidade