O que este conteúdo fez por você?
- O presidente Lula prepara uma mega-comitiva para acompanhá-lo na visita de Estado à China, no fim deste mês.
- A desconfiança com o Credit Suisse continua, mesmo após o banco ter conseguido uma linha de crédito de mais de US$ 50 bilhões do governo suíço.
O bom humor moderado no exterior pode ajudar os ativos domésticos nesta sexta-feira (17), a cinco dias da decisão sobre juros do Comitê de Política Monetária (Copom) e do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do banco central americano. O que pode ajudar a melhorar mais o apetite a risco local é o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao novo arcabouço fiscal.
Leia também
A economista-chefe do banco Inter, Rafaela Vitória, avalia que o aperto no mercado de crédito doméstico e a redução do risco fiscal, a partir da apresentação do novo arcabouço, vai abrir espaço para que o Banco Central (BC) antecipe o ciclo de cortes da taxa Selic a partir de junho.
O presidente Lula prepara uma mega-comitiva para acompanhá-lo na visita de Estado à China, no fim deste mês. A lista tem cerca de 200 empresários, de 140 setores da economia, toda a cúpula do Congresso e só menos cinco ministros.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O sinal é misto nas bolsas internacionais, com os futuros de Nova York sem direção única e perto da estabilidade, após Wall Street reagir em alta significativa ontem a um resgate do First Republic Bank por um grupo de instituições financeiras.
Já as bolsas europeias ainda ecoam os ganhos em Wall Street ontem, mas a desconfiança com o Credit Suisse continua, mesmo após o banco ter conseguido uma linha de crédito de mais de US$ 50 bilhões do governo suíço, visto que o Credit Default Swap (CDS) do conglomerado, um instrumento financeiro que investidores usam para se proteger de calotes, bateu ontem máximas históricas.
Os noticiários destacam ações da Oi (OIBR4), Cyrela (CYRE3), EcoRodovias (ECOR3), Fleury (FLRY3), CPFL Energia (CPFE3), Energisa (ENGI11), Eztec (EZTC3), JHSF (JHSF3), 3R Petroleum (RRRP3), Lojas Renner (LREN3) e Assai (ASAI3).
Agenda
A agenda desta sexta-feira (17) traz a divulgação da leitura final de fevereiro da inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro (07h). Nos Estados Unidos, saem os números do mês passado da produção industrial (10h15) e as expectativas inflacionárias medidas pela Universidade de Michigan em março (11h).
No Brasil, é publicada a taxa de desemprego no trimestre até janeiro (09h). Além disso, a Secretaria de Política Econômica (SPE) divulga a primeira grade de parâmetros econômicos do governo Lula (14h30), por meio do Boletim Macrofiscal de 2023 e a versão atualizada do Panorama Macroeconômico.
Publicidade
A expectativa é ainda de apresentação do novo arcabouço fiscal pela equipe econômica ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reunião à tarde (15h).