As perdas nas bolsas no exterior podem limitar um desempenho positivo do Ibovespa em reação aos fortes ganhos do petróleo e perspectivas de avanço do arcabouço no Senado, onde se espera que também haja uma apreciação rápida como foi na Câmara dos Deputados. Porém, o líder do MDB na Casa, senador Eduardo Braga (AM), disse nesta terça-feira que a nova regra fiscal passará pelas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e Constituição e Justiça (CCJ) em vez de ser votada direto no plenário.
Os investidores globais permanecem cautelosos pela falta de consenso nas negociações entre democratas e republicanos para a elevação do teto de dívidas dos Estados Unidos. O presidente da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, afirmou que as partes não estão “nem perto de um acordo”. Sem um teto maior, o governo do presidente Joe Biden terá dificuldades de pagar suas contas já a partir de 1° de junho. Confira aqui o que os agentes dos mercados estão falando sobre o problema.
Os índices futuros em Nova York e os juros dos Treasuries estendem perdas de ontem, enquanto o dólar tem viés de alta frente moedas rivais e opera sem direção única em relação a divisas emergentes ligadas a commodities.
Agenda
A agenda desta quarta-feira (24) traz a votação de quatro destaques propostos ao novo arcabouço fiscal, aprovado no fim da noite de ontem (16h).
No exterior, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) divulga a ata da mais recente reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) às 15h. A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, discursa em evento do 25º aniversário da instituição (14h45).
*Com informações do Broadcast