A agenda econômica da semana acentua as expectativas pelas decisões de política monetária do Banco Central (BC), Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Banco do Japão (BoJ) e Banco da Inglaterra (BoE). No mercado hoje desta segunda-feira (29), são aguardados o relatório Focus, os dados fiscais e da dívida do governo brasileiro em junho, além do relatório de produção e vendas da Petrobras (PETR3; PETR4) do segundo trimestre, no início da noite. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) se reúne com o Sinagências, visando evitar a paralisação de 48 horas aprovada pela categoria.
Leia também
Ainda na agenda internacional, estão programados os Índices de Gerentes de Compras (PMIs) industrial da China, na quarta-feira (31), dos EUA e de países europeus na quinta-feira (1º), quando a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) também realiza reunião ministerial. Na sexta-feira (2), o destaque fica com o relatório de empregos dos EUA, o payroll.
No cenário local, ainda estão previstos o detalhamento do corte de R$ 15 bilhões nos gastos públicos, em decreto previsto para terça-feira (30), assim como o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de julho e os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Na quarta-feira (31), será divulgada a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na lista de balanços do segundo trimestre, a Telefônica (VIVT3), McDonald’s e a CCR (CCRO3) divulgam nesta segunda-feira (29), após o fechamento do mercado; 3R Petroleum (RRRP3) e Microsoft (MSFT34) na terça-feira (30); Gerdau (GGBR4), Meta e HSBC (H1SB34) na quarta-feira (31); Ambev (ABEV3), Apple (AAPL34), Intel (ITLC34), Amazon (AMZO34) e Shell (SHEL) na quinta-feira (1º), entre outras empresas de capital aberto.
Confira os 8 assuntos de empresas em destaque no mercado hoje
Eletrobras (ELET3)
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que na avaliação do governo federal o número de quatro nomes no conselho administrativo da Eletrobras seria um cenário ideal, embora a negociação ainda não esteja fechada. Nesta segunda-feira (29), a União tem apenas um assento. Para ele, seria uma equiparação com os números de ações ON que a União detém na empresa, em 43%.
Com a desestatização, o direito de voto do governo foi reduzido a menos de 10% do capital votante, o que ele quer reverter.
Elétricas
A Aneel anunciou a bandeira tarifária verde para agosto, citando as condições favoráveis para a geração de energia elétrica no País, incluindo o volume de chuvas na Região Sul. Para julho, houve o acionamento da bandeira tarifária amarela pela primeira vez desde abril de 2022.
Sabesp (SBSP3)
A BlackRock adquiriu ações da Sabesp elevando sua participação para 5,165% do total de ações ordinárias.
Americanas (AMER3)
A Americanas, em recuperação judicial, concluiu o pagamento aos credores financeiros que optaram pela Opção de Reestruturação II, por meio do pagamento da Recompra de Créditos Quirografários e da entrega de novas ações ordinárias, bônus de subscrição, e debêntures de emissão da varejista.
Enauta (ENAT3)
A Enauta informou que a produção no Campo de Atlanta foi retomada na última sexta-feira (26). Em breve o período de manutenção no FPSO Petrojarl I foi concluído com a opção de operar a plataforma até o quarto trimestre de 2024. “A produção do campo está estabilizada em torno de 20 mil barris de óleo equivalente ao dia”, afirma.
Origem Energia
A Origem Energia informou há pouco que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por meio da Superintendência de Segurança Operacional (SSO), deferiu o retorno parcial das operações de mais dois campos, Paru e Anambé, no Polo Alagoas.
Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa diz que iniciou a execução dos procedimentos operacionais necessários para o retorno seguro da produção.
Petrobras (PETR3;PETR4)
Na sexta-feira (26), a diretora de Exploração e Produção Sylvia dos Anjos afirmou que a companhia fez uma oferta não vinculante para comprar uma grande participação em uma descoberta de petróleo offshore na Namíbia, segundo notícia publicada na imprensa internacional.
Embora analistas do Citi vejam um potencial para gerar bons fluxos de caixa nessa aquisição, eles destacam em relatório que isso poderia representar um obstáculo para o pagamento de dividendos no curto prazo.
Vale (VALE3)
Sobre a Vale, Silveira disse que a direção deve ser ocupada por alguém com um perfil técnico e sensibilidade política e afirmou ser contrário à ideia de que seja um nome indicado pelo governo.
Publicidade
Além disso, a Vale afirmou por meio de comunicado que a participação da companhia em qualquer aquisição, desinvestimento, joint venture ou outras oportunidades de negócios, é avaliada à luz das suas prioridades estratégicas. O posicionamento foi em resposta a rumores acerca de uma possível combinação de negócios com a canadense Teck Resources.
Confira mais destaques do mercado hoje aqui.