No exterior, os sinais são mistos nas bolsas europeias, em meio ao impasse das negociações entre Reino Unido e União Europeia sobre o acordo comercial pós Brexit, após o governo britânico propor legislação que descumpre o tratado que rege a saída do pais do bloco.
Leia também
Nos EUA, os principais índices acionários testam recuperação, com a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos melhor que o esperado. Apenas o Nasdaq oscila próximo a estabilidade. Mesmo assim, o ambiente ainda é marcado pela cautela. No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo mostram instabilidade, com o Brent e o WTI, no início da tarde, registrando ganhos moderados.
A melhora dos principais índices acionários em Nova York, que se firmaram no campo positivo no final da manhã, ajudou a limitar as perdas da Bovespa, que por volta das 13 horas negociava próximo a estabilidade, aos 98.800 pontos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Nos piores momentos, o índice da B3 chegou a cair abaixo dos 98 mil pontos, mesmo com o bom desempenho das ações da Vale, que reafirmou o restabelecimento da política de distribuição de dividendos. O sentimento de cautela dos investidores reflete, as expectativas com a decisão de política monetária no Brasil, para a qual o consenso é de que a Selic será mantida, sem mais cortes, e nos EUA, ambas na próxima semana.
Além das ações da Vale, as ações das siderúrgicas também são destaque de alta na sessão. Entre as maiores quedas figuravam Engie e Hapvida. Em linha com o comportamento ante das demais moedas emergentes, o dólar recua em relação ao real, novamente abaixo dos R$ 5,30