As bolsas globais seguem em tendência de alta no início da tarde de sexta-feira. O movimento positivo é visto desde as primeiras horas da manhã, com os investidores mais animados após dado do PMI Industrial da zona do euro, indicando recuperação mais forte que o esperado em fevereiro. Também nos Estados Unidos, foi divulgado há pouco a leitura preliminar do PMI Composto, que avançou a 58,8 pontos na leitura de fevereiro. Vale lembrar que neste indicador, leituras acima de 50 indicam expansão da atividade econômica.
Leia também
A agenda também reservou o resultado das vendas de moradias usadas no país, mostrando expansão de 0,6% na leitura mensal de janeiro, resultado bem melhor que a estimativa de mercado, de queda 2,4%. Ainda no exterior, segue no radar as discussões sobre o pacote fiscal nos Estados Unidos. Ontem, a presidente da Câmara dos Representantes sinalizou que a Casa poderia votar na próxima semana um pacote no valor de US$ 1 trilhão.
No Brasil, a persistente preocupação com a trajetória fiscal alimenta mais um dia de alta nos juros mais longos da curva. Soma-se a este cenário de incerteza, as recentes críticas ao aumento de preços, pela Petrobras, nos combustíveis, o que levou a uma forte queda de 6,0% nas ações preferenciais da companhia. A preocupação dos investidores é sobre uma eventual interferência na política de preços dos combustíveis ou até mesmo uma eventual mudança na gestão da empresa. Diante deste contexto local, o Ibovespa se descola do exterior e opera em queda próxima a 0,6%, aos 118.440 No câmbio, o dólar cede 1,1%, aos R$ 5,38.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos