Mercado

Mercado Intraday: Ibovespa em alta, na expectativa de aprovação da PEC

Mercado Intraday: Ibovespa em alta, na expectativa de aprovação da PEC
Bolsa de Valores de São Paulo, a B3 Foto: Amanda Perobelli/ Reuters

Os ativos se recuperam nesta quinta-feira , após a forte queda da véspera, quando o 1º caso da nova variante do Coronavírus foi detectado nos Estados Unidos. Os índices acionários de NY entram a tarde apontando para recuperação do mercado à vista, enquanto os juros das treasuries sobem com o noticiário sobre a nova cepa do Covid-19 no radar. Na Europa, os índices acionários recuaram em bloco.

O índice DXY do dólar passou a cair nesta manhã, após fechar em alta, com os investidores se preparando para a divulgação do relatório Payroll do mercado de trabalho que está previsto para amanhã (sexta-feira).

O petróleo, por sua vez, passou a registrar queda brusca após relatos de que a Organização dos Países Exportadores da commodity e aliados (Opep+) manterão os planos de elevar sua oferta em janeiro, apesar do risco induzido pela ômicron.

No Brasil, a queda de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2021 na margem, reforça a percepção de fraqueza da atividade doméstica. As atenções estão voltadas na votação da PEC dos Precatórios no Senado. O foco está na negociação de mudanças na proposta e a expectativa é de aprovação.

No mercado local, há ainda o fator externo como influência. Enquanto as preocupações com impacto econômico da variante ômicron aliviam os juros, bolsa e câmbio refletem os ganhos em Nova York. Os juros futuros registram leve queda e refletem a expectativa ainda majoritária de elevação de 1,75 ponto porcentual da Selic.

O movimento ajuda o Ibovespa, que apresenta alta consistente de 2,8%, negociando aos  103,6 mil pontos.

O dólar opera em baixa, ajudado pela fraqueza da moeda americana no exterior ante pares principais e moedas emergentes e ligadas a commodities. O dólar à vista negociava no início da tarde ao redor dos R$ 5,64.