Mercado

Falência de subsidiária da MMX, de Eike Batista, é suspensa pela Justiça

MMX Mineração e Metálicos e MMX Corumbá também tiveram as falências decretadas

Falência de subsidiária da MMX, de Eike Batista, é suspensa pela Justiça
Eike Batista em evento de empreendedorismo em Florianópolis, em 2019 (Foto: Fabrício de Almeida/Imagem e Arte/Estadão Conteúdo)
  • Na última segunda-feira (24), a MMX Sudeste conseguiu a suspensão da falência decretada no início de maio
  • A mineradora alegou não ter tido direito a se manifestar em relação à decisão do Administrador Judicial de converter a recuperação em judicial em falência
  • A MMX Corumbá (outra subsidiária) e a controladora MMX Minerais e Metálicos (MMXM3 e MMXM11) também tiveram as falências decretadas pela justiça na última quarta-feira (19)

A MMX Sudeste conseguiu a suspensão da falência decretada na 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte após entrar com recurso. A mineradora alegou não ter tido direito a se manifestar em relação à decisão do Administrador Judicial de converter a recuperação judicial em falência.

A empresa, subsidiária da MMX (MMXM3), não teria cumprido o plano de recuperação judicial da companhia, em um processo que se arrasta desde outubro de 2014, o que motivou a decretação de falência pela Justiça.

Ambas as empresas (controladora e subsidiária) pertencem ao ex-bilionário Eike Batista, já condenado por crimes contra o mercado de capitais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“A decisão de convolação da recuperação judicial em falência não poderia ter sido proferida sem a prévia manifestação da MMX Sudeste sobre as alegações apresentadas pelo Administrador Judicial acerca de suposto descumprimento do plano de recuperação judicial”, explica a MMX Mineração e Metálicos, em fato relevante.

MMX e MMX Corumbá também tem falência decretada

A MMX Corumbá (outra subsidiária) e a controladora MMX Minerais e Metálicos (MMXM3 e MMXM11) também tiveram as falências decretadas pela justiça na última quarta-feira (19). A decisão foi proferida pela 4ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Rio de Janeiro e chegou como uma bomba às ações da mineradora, que chegaram a cair 30% no pregão.

No dia seguinte, quinta-feira (20), a B3 suspendeu as negociações com os ativos da companhia, que pretende entrar com recurso contra a decisão. Para quem ainda tinha papéis da MMX, a notícia é bastante negativa, já que em uma falência os investidores são os últimos nas prioridades de pagamento e nem sempre são contemplados.

“Um processo de falência é algo longo. A rigor leva muito tempo até a ação ser ‘desligada’”, afirma Mario Goulart, analista CNPI da 02 Research. “O acionista é o último na fila dos credores.”

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos