Mercado

O que é o ETF do Nubank? Fintech lança o primeiro no Brasil com distribuição de dividendos

O produto ficará disponível na B3 a todos os investidores – não é necessário ter conta no Nubank ou na Nu Invest para investir.

O que é o ETF do Nubank? Fintech lança o primeiro no Brasil com distribuição de dividendos
(Foto: Daniel Teixeira/Estadão)
  • Os ETFs representam os chamados fundos de índice, que têm suas cotas negociadas na bolsa de valores brasileira
  • O ETF acompanha o desempenho de um índice de referência internacional ou nacional, como o Ibovespa, o Nasdaq Composite ou o Stoxx 600, entre outros
  • O índice que o ETF seguirá é o Ibovespa Smart Dividendos B3, primeiro subíndice do Ibovespa lançado em 55 anos

Os Exchange Traded Funds (ETFs) voltaram aos holofotes com a notícia de que o Nubank (ROXO34) lançou, na quinta-feira (28), o primeiro fundo desta modalidade com pagamento de dividendos do Brasil.

No entanto, nem todas as pessoas estão familiarizadas com o assunto e querem saber o que são ETFs. Essa modalidade de investimento representa os chamados fundos de índice, que têm suas cotas negociadas na bolsa de valores brasileira.

O ETF acompanha o desempenho de um índice de referência internacional ou nacional, como o Ibovespa, o Nasdaq Composite ou o Stoxx 600, entre outros. No Brasil, o mais conhecido é o BOVA11, que busca seguir a performance da principal referência da B3.

O que é o ETF do Nubank?

O ETF do Nubank será chamado de Nu Renda Ibov Smart Dividendos (NDIV11), formado por uma parceria da Nu Asset, gestora do roxinho, com a B3, a bolsa brasileira. Ele teve suas negociações iniciadas nesta sexta-feira (29).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O índice que o ETF seguirá é o Ibovespa Smart Dividendos B3, primeiro subíndice do Ibovespa lançado em 55 anos. Para compor o índice, é necessário fazer parte do Ibovespa e estar entre as 25% maiores pagadoras de dividendos da bolsa.

Dessa forma, aqueles que decidirem aplicar neste índice seguirão o desempenho de 21 empresas participantes. A carteira atual tem validade até 29 de dezembro deste ano e terá rebalanceamento a cada quatro meses.

As companhias de maior peso no índice são Taesa (TAEE11), Telefônica (VIVT3) e BB Seguridade (BBSE3). A aplicação inicial mínima é de R$ 100.

O produto ficará disponível na B3 a todos os investidores – não é necessário ter conta no Nubank ou na Nu Invest para investir.

A parceria vai dar origem a outro ETF, o Nu Ibov Smart Dividendos (NSDV11). O produto também irá acompanhar o desempenho do Ibovespa Smart Dividendos B3. No entanto, ao invés de distribuir os proventos, irá reinvesti-los no índice.

Publicidade

Ambos os ETFs possuem 0,5% de taxa de administração, sem cobrança de taxa de performance e terão incidência de Imposto de Renda no momento da venda das cotas, além de uma tributação sobre os dividendos que forem distribuídos, no valor de 15%.

Confira a composição do ETF do Nubank

TAEE11 Taesa 5.80%
VIVT3 Telefônica Brasil 5.80%
BBSE3 BB Seguridade 5.69%
SANB11 Banco Santander (Brasil) 5.54%
EGIE3 Engie Brasil 5.49%
ITSA4 Itausa AS 5.36%
BBSA3 Banco do Brasil 5.31%
BRAP4 Bradespar 5.31%
CMIG4 Companhia Energética de Minas Gerais S.A 5.31%
CPLE5 Copel 4.83%
CPFE3 CPFL Energia 4.72%
CSNA3 Companhia Siderúrgica Nacional 4.62%
VALE3 Vale 4.59%
GGBR4 Gerdau 4.52%
VBBR3 Vibra Energia 4.39%
CYRE3 Cyrela 4.38%
GOAU4 Metalurgica Gerdau AS 4.24%
CIEL3 Cielo 4.21%
PETR4 Petrobrás 4.13%
CMIN3 CSN Mineração 2.97%
MRFG3 Marfrig 2.80%

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos