Mercado

Onde Investir em 2021: Será o fim da renda fixa?

Com juros básicos em piso histórico, investidores perceberam que precisam mudar a forma de aplicar

(Foto: Envato Elements)
  • O 'Onde Investir em 2021' é uma revista eletrônica que você pode baixar gratuitamente e ter acesso a informações sobre o futuro da renda fixa, indicações de dez corretoras para as ações do momento e dicas de investimentos alternativos, além de uma entrevista exclusiva com Luiz Barsi, o maior investidor individual da bolsa brasileira

Foi-se o tempo que a renda fixa atrelada à taxa básica de juros, a Selic, entregava retornos robustos aos investidores. Depois de alcançar a meta de 45% ao ano, no fim dos anos 1990, a taxa rolou ladeira abaixo até chegar aos 2% ao ano em 2020.

Por este motivo, investidores mais conservadores perceberam que precisam mudar a forma de aplicar seu dinheiro. A poupança, que ainda é um dos  investimentos favoritos dos brasileiros, está perdendo feio para a inflação: com rendimento de 2,67% em setembro, a caderneta recuou 0,46% no período, descontada a inflação pelo IPCA. Isto significa que quem poupou, na verdade, perdeu dinheiro.

Sandra Blanco, estrategista-chefe da Órama Investimentos, conta que a casa alterou as recomendações em um cenário de Selic tão baixa. “É preciso cautela, reduzir a exposição em ativos pré-fixados e atrelados à inflação”, diz.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Onde Investir em 2021, a revista eletrônica que você pode baixar gratuitamente aqui, você encontra a análise dos especialistas para investidores conservadores, moderados e arrojados.

Quer ler a análise completa? Baixe agora gratuitamente: Onde Investir em 2021