Investimentos

Crédito privado é boa alternativa para investidores dentro da renda fixa

É preciso ficar atento à classificação de risco que as agências especializadas conferem às companhias

Crédito privado é boa alternativa para investidores dentro da renda fixa
(Foto: Evanto Elements)
  • O aumento da dívida pública brasileira para além de 90% do PIB diminui os ganhos com títulos públicos
  • A aplicação em crédito privado envolve maiores riscos: investidor precisa saber se o produto está de acordo com o seu perfil e objetivo

Desde que a sequência de cortes na Selic começou, levando-a ao menor patamar da história, de 2% ao ano, os ganhos em renda fixa diminuíram junto com a taxa básica de juros. Quem antes atingia um bom lucro com baixo risco foi obrigado a mexer no portfólio, sob o risco de ver suas aplicações perderem em rentabilidade para a inflação.

Neste cenário, especialistas consultados pelo E-Investidor enxergam as aplicações em crédito privado uma boa oportunidade para diversificação. Isso porque os títulos públicos não estão mais tão atrativos por conta da questão fiscal brasileira.

Com a dívida chegando a mais de 90% do PIB nacional – R$ 6,534 trilhões, segundo o Banco Central-, o risco do País aumentou, diminuindo o ganho nestes produtos. “O aumento do endividamento piorou o ganho com títulos públicos, mas o crédito privado não sente isso”, diz Carlos Messa, responsável pelos fundos abertos da Quasar.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Simone Albertoni, analista de produtos de renda fixa da Ágora Investimentos, concorda que o produto é uma boa forma de diversificação para quem busca maiores lucros dentro da renda fixa. “É uma excelente oportunidade”, afirma.

Por dentro do crédito privado

O mercado de crédito privado é formado por títulos de dívida de empresas privadas que o investidor pode comprar para financiar os projetos da companhia, recebendo o valor de volta com juros. O principal risco desta aplicação, portanto, está relacionado à inadimplência da empresa.

Além disso, o produto não tem garantia do FGC. Daí o fato de a aplicação ser uma das mais arriscadas dentro da renda fixa – ao mesmo tempo, é o que garante a sua boa rentabilidade. É fundamental que o investidor saiba de quais empresas está comprando a dívida, para não correr o risco de calote por parte da companhia.

“A pessoa precisa ter em mente que está aumentando a volatilidade da sua carteira, deve avaliar se isso está de acordo com seu perfil e estratégia”, afirma Albertoni, ressaltando que os investidores têm que ficar atentos à classificação de risco das companhias, conferida pelas agências especializadas.
Além disso, a liquidez do produto é diferente e, muitas vezes, o retorno é de longo prazo. Ou seja, quem adquirir o crédito privado precisa estar ciente que não contará com o valor até a data de vencimento.

Publicidade

Messa, da Quasar, diz que a aplicação é recomendada para o investidor que se encaixa no perfil “conservador/moderado”, e está em busca de diversificação da carteira de renda fixa para melhor rentabilidade. “O produto tende a render 3% a 4% ao ano, enquanto os títulos públicos e os fundos DI estão abaixo disso”, afirma.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos