• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Como parceria do governo de SP com laboratório chinês em prol de vacina afeta a Bolsa

Notícia não deve impedir queda do Ibovespa nesta sexta-feira, dizem especialistas

Por Mateus Apud

11/06/2020 | 18:00 Atualização: 11/06/2020 | 18:20

Biofarmacêutica alemã, BioNTech aposta na técnica baseada em mRNA para o desenvolvimento do imunizante. (Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)
Biofarmacêutica alemã, BioNTech aposta na técnica baseada em mRNA para o desenvolvimento do imunizante. (Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (11) que o Instituto Butantan vai produzir uma vacina contra a covid-19 em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech. Segundo Doria, a droga contra a doença já estaria na terceira fase de testes, o último estágio antes da distribuição.

Leia mais:
  • Em recuperação judicial, Latam deixa Bolsa de Nova York em 22 de junho
  • 'Quem tem liquidez vira rei na crise'; veja dicas durante pandemia
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A vacina foi batizada de coronavac e a última fase prevê testes clínicos no País com 9 mil voluntários a partir de julho. Se for comprovada a eficácia, o Butantan terá o domínio da tecnologia para fornecimento da vacina ao SUS até junho de 2021, de acordo com o governador.

O mercado financeiro acompanha de perto o desenvolvimento de novos medicamentos desde que a pandemia começou e notícias positivas sobre o assunto sempre puxam as bolsas mundiais para cima. Neste contexto, como o Ibovespa deve se comportar nesta sexta-feira (12) com o anúncio dessa parceria?

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Lucas Carvalho, analista da Toro Investimentos, vê a novidade como positiva no futuro, mas não acredita que a B3 irá se beneficiar a curto prazo. “A vacina ainda está em fase de testes e não deve ter um impacto imediato na Bolsa”, diz Carvalho.

O analista da Toro ainda afirma que o Ibovespa não deve ter um pregão positivo nesta sexta-feira (12), seguindo a tendência dos mercados globais desta quinta. “A notícia é positiva, mas vai ficar em segundo plano por causa do risco global”.

Rodrigo Franchini, sócio da Monte Bravo Investimentos, também comemora a notícia, mas ressalta que o mercado já precificou as informações sobre desenvolvimento de vacinas. “Se olharmos nos últimos meses, tanto o mercado local como o externo tiveram grandes altas”, lembra ele.

O especialista explica que o movimento já foi antecipado pela B3 e que, nesta semana, os mercados começaram a realizar os ajustes de preço.

Publicidade

Gustavo Akamine, analista fundamentalista e gestor de recursos da Constância Investimentos, aponta para a mesma direção: “O que está acontecendo hoje nos mercados globais vai impactar muito mais a B3 amanhã do que a notícia da vacina”.

O analista vai além: para ele, mesmo sem as quedas nos mercados hoje, a notícia não teria tanto impacto na bolsa brasileira. “Ainda precisamos de um estudo maior para entender a eficácia e a segurança da vacina. Sem isso, não vai ter impacto.”

Akamine diz que, para a Bolsa subir agora, a notícia teria que ser sobre antecipação do prazo para a existência de uma vacina. “O mercado já espera esse prazo, que é de cerca de 18 meses. Como está dentro do cronograma, não vai afetar.”

Bolsas do exterior em queda generalizada

Nesta quarta-feira, todos os principais índices acionários da Europa tiveram um pregão de robustas perdas. O índice intercontinental Stoxx 600 fechou em baixa de 4,10%. Nos EUA o cenário não foi diferente. Até às 15h, o Dow Jones tinha queda de 5,34%, o S&P 500 de 4,55% e a Nasdaq de 3,78%.

“A questão de novos casos está colocando uma certa dúvida na recuperação econômica e isso fez o preço nas bolsas do mundo de hoje e vai fazer o nosso amanhã”, afirma Carvalho.

Publicidade

Ele lembra que a B3 costuma seguir mais o clima externo do que interno, a não ser quando o fator político entre em jogo. Assim, na visão do especialista, a parceria de São Paulo com o laboratório chinês não deve ter um impacto positivo na Bolsa.

“As quedas de amanhã devem ser bem pesadas seguindo o contexto global”, ressalta o analista da Toro.

Para Franchini, a força do exterior é mais potente do que os sinais que o País tem dado quanto à pandemia. “Internamente não tivemos notícias boas nas últimas semanas, mas a bolsa subiu acompanhando o cenário global”, afirma o sócio da Monte Bravo. “Hoje (quinta) o mercado inteiro está caindo depois que o Fed mostrou preocupação de que as coisas ainda não estão claras olhando mais para frente”, alerta.

Ele diz que é possível que haja uma melhora de humor do investidor interno, mas o externo ainda vai pesar mais: “Devemos ter uma queda amanhã e na próxima semana”.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ações
  • Conteúdo E-Investidor
  • Coronavírus
  • Ibovespa
  • São Paulo
Cotações
19/11/2025 5h33 (delay 15min)
Câmbio
19/11/2025 5h33 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Banco Master sofre liquidação e Daniel Vorcaro é preso: como reaver o dinheiro aplicado em CDBs?

  • 2

    Investia em CDB do Master? Veja o passo a passo para acionar o FGC e recuperar o seu dinheiro

  • 3

    Liquidação do Banco Master: como o mercado interpretou a decisão do Banco Central

  • 4

    Master pressiona CDBs e crédito. Veja por que os spreads devem subir no curto prazo após a liquidação

  • 5

    O que é e como funciona o FGC? Veja as principais perguntas e respostas

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Mega-Sena de hoje (18): NOVO HORÁRIO! Confira quando será realizada a extração
Logo E-Investidor
Mega-Sena de hoje (18): NOVO HORÁRIO! Confira quando será realizada a extração
Imagem principal sobre o Banco Master: a linha do tempo completa do sucesso à liquidação pelo Banco Central
Logo E-Investidor
Banco Master: a linha do tempo completa do sucesso à liquidação pelo Banco Central
Imagem principal sobre o Homens também têm direito à pensão alimentícia paga pela ex-mulher?
Logo E-Investidor
Homens também têm direito à pensão alimentícia paga pela ex-mulher?
Imagem principal sobre o Abono de permanência: como fazer a solicitação do benefício?
Logo E-Investidor
Abono de permanência: como fazer a solicitação do benefício?
Imagem principal sobre o Herança: o que acontece quando a pessoa não tem herdeiros?
Logo E-Investidor
Herança: o que acontece quando a pessoa não tem herdeiros?
Imagem principal sobre o 13º salário 2025: veja datas de pagamento, como calcular, regras na demissão e cuidados na Black Friday
Logo E-Investidor
13º salário 2025: veja datas de pagamento, como calcular, regras na demissão e cuidados na Black Friday
Imagem principal sobre o Qual o consumo médio de uma geladeira ao longo do mês?
Logo E-Investidor
Qual o consumo médio de uma geladeira ao longo do mês?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: quem recebe nesta semana?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: quem recebe nesta semana?
Últimas:
“Se quebrar outro banco, fica difícil do FGC honrar com as garantias”, diz Marília Fontes sobre Master
Investimentos
“Se quebrar outro banco, fica difícil do FGC honrar com as garantias”, diz Marília Fontes sobre Master

Liquidação do Master pelo Banco Central (BC) deve comprometer cerca de 30% do colchão de liquidez do FGC; entenda o impacto para o mercado financeiro

19/11/2025 | 05h30 | Por Daniel Rocha
CNS Mineração (CMIN3) paga JCP e dividendos nesta quarta-feira (19)
Tempo Real
CNS Mineração (CMIN3) paga JCP e dividendos nesta quarta-feira (19)

Companhia realiza dupla distribuição aos acionistas, com valores referentes à mesma data-com

19/11/2025 | 04h00 | Por Rafaela Navarro
Calendário econômico: quarta-feira (19)
Tempo Real
Calendário econômico: quarta-feira (19)

Ata do Fed domina a agenda global

19/11/2025 | 04h00 | Por Rafaela Navarro
Klabin paga dividendos em três classes de ações nesta quarta-feira (19)
Tempo Real
Klabin paga dividendos em três classes de ações nesta quarta-feira (19)

Empresa realiza pagamento simultâneo para KLBN3, KLBN4 e KLBN11

19/11/2025 | 04h00 | Por Rafaela Navarro

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador