• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

BC vai subir a taxa Selic em setembro? Veja o que diz Campos Neto

Falas do presidente do Banco Central em evento nesta terça-feira (20) dão indícios de próximos passos do Copom sobre a taxa de juros

Por Luíza Lanza

20/08/2024 | 14:25 Atualização: 20/08/2024 | 18:23

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Investidores brasileiros estão com as atenções voltadas para a política fiscal e monetária, mesmo em meio a um novo rali no Ibovespa. Declarações recentes de dirigentes do Banco Central levantaram a possibilidade, que vem ganhando respaldo no mercado, de que a instituição retome o ciclo de altas na taxa básica de juros no País. Como explicamos nesta reportagem, o ajuste monetário com a alta da Selic é visto como uma ferramenta para reforçar a credibilidade com o compromisso de cumprimento da meta de inflação.

Leia mais:
  • Indicação de Galípolo para BC já está na mesa do investidor?
  • Da lama à nova máxima histórica: o que provocou a reviravolta do Ibovespa no ano?
  • OPINIÃO: Ibovespa na máxima histórica, mas cheio de notícias ruins. E agora?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Novas declarações dadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do BC, Roberto Campos Neto, podem dar mais indícios do tema ao mercado em participação no Macro Day, evento promovido pelo BTG Pactual nesta terça-feira (20).

Faltam cerca de quatro meses para o fim do mandato de RCN a frente do Banco Central e, até aqui, tudo indica que Gabriel Galípolo, atual diretor de política monetária, será o sucessor. Independente do nome, o presidente do BC disse que as decisões da autoridade monetária continuarão sendo técnicas após a troca de comando. “O Banco Central vai subir os juros se for preciso, independente de eu estar ou não no BC”, afirmou.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Sobre a recente decisão dividida do Copom, que causou questionamentos sobre a coesão do comitê, Campos Neto foi enfático ao explicar que, embora haja ruídos de curto prazo, a mensagem principal do Banco Central permanece intacta e clara: a política monetária seguirá o que for necessário para manter a credibilidade e a estabilidade”, destaca Alex Andrade, CEO da Swiss Capital Invest.

  • Por que indicação de Galípolo no lugar de Campos Neto no BC já está na mesa do investidor

Em meio ao movimento de desancoragem das expectativas de inflação que têm acontecido nos últimos meses, especialmente depois do “racha” no encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) de maio, o mercado começou a cobrar por uma postura mais austera da instituição. Agora, algumas gestoras e banco de investimento começam a revisar as projeções da Selic para incluir novas altas na taxa até o fim do ano.

Mas o presidente do BC deixou a porta aberta para o próximo encontro, marcado para os dias 17 e 18 de setembro. No evento, ele destacou que o cenário nos Estados Unidos melhorou, mas que a decisão do próximo mês ainda é “data dependent”, ou seja, depende de novos dados de economia por aqui e lá fora. “Nossa tarefa é não olhar para ruído de curto prazo e pensar qual mensagem queremos passar. Faremos o que tiver de fazer. Se precisar, os juros vão subir”, destacou.

Pela manhã, as falas de Campos Neto sobre os juros ajudaram a reduzir a alta do dólar frente ao real. Às 14h21, a moeda americana subia 1,49%, a R$ 5,49, depois de abrir o dia com valorização de 1,08%.

Na avaliação de Rodrigo Azevedo, economista, planejador financeiro e sócio da GT Capital, as falas do dia estão em linha com declarações que o executivo já vinha adotando. “Foi um discurso bem alinhado com toda a comunicação que já vem sendo feita, acho que já preparando uma reta final de gestão de certa forma para o mercado, mas também reforçando bastante o ponto de que o Comitê como um todo tem pensado de maneira mais conjunta, algo que gerou uma dúvida lá atrás, na reunião de maio, quando teve bastante divergência sobre a Selic“, diz.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Roberto Campos Neto
  • Taxa de juros
Cotações
01/04/2026 9h26 (delay 15min)
Câmbio
01/04/2026 9h26 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Turbulência no Tesouro: oportunidades e riscos dos títulos públicos com guerra, leilões e circuit breakers

  • 2

    Ouro cai com guerra no Irã, pressiona ETFs e desafia tese de “porto seguro”

  • 3

    Ouro, dólar e bitcoin: o que funciona como proteção e o que representa ativo de risco?

  • 4

    Ibovespa hoje ignora guerra e sobe acima de 182 mil pontos, com impulso das ações da Petrobras e da Vale

  • 5

    Brasileiro quer guardar dinheiro, mas não consegue: cansaço e falta de rotina travam finanças em 2026

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o FGTS: tem mais de 70 anos? Veja como solicitar o saque presencialmente
Logo E-Investidor
FGTS: tem mais de 70 anos? Veja como solicitar o saque presencialmente
Imagem principal sobre o Bloqueio do Bolsa Família: saiba o que acontece quando a situação é regularizada
Logo E-Investidor
Bloqueio do Bolsa Família: saiba o que acontece quando a situação é regularizada
Imagem principal sobre o Bolsa Família: quando o bloqueio do benefício pode acontecer?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: quando o bloqueio do benefício pode acontecer?
Imagem principal sobre o Salário-maternidade: quem pode solicitar o benefício em 2026?
Logo E-Investidor
Salário-maternidade: quem pode solicitar o benefício em 2026?
Imagem principal sobre o Salário-maternidade rural: passo a passo para solicitar o benefício
Logo E-Investidor
Salário-maternidade rural: passo a passo para solicitar o benefício
Imagem principal sobre o Aposentados e pensionistas INSS: qual final do benefício recebe hoje (31)?
Logo E-Investidor
Aposentados e pensionistas INSS: qual final do benefício recebe hoje (31)?
Imagem principal sobre o Benefício de Prestação Continuada: qual final do benefício recebe hoje (31)?
Logo E-Investidor
Benefício de Prestação Continuada: qual final do benefício recebe hoje (31)?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual NIS recebe hoje (31)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual NIS recebe hoje (31)?
Últimas: Mercado
Crescente otimismo em relação ao fim da guerra no Oriente Médio traz alívio aos mercados
CONTEÚDO PATROCINADO

Crescente otimismo em relação ao fim da guerra no Oriente Médio traz alívio aos mercados

Patrocinado por
Ágora Investimentos
Ibovespa hoje: mercado inicia abril de olho no petróleo, na guerra e em dados dos EUA
Mercado
Ibovespa hoje: mercado inicia abril de olho no petróleo, na guerra e em dados dos EUA

Investidores monitoram commodity, sinais sobre o conflito no Oriente Médio e dados de atividade e emprego nos EUA; no Brasil, PMI industrial e fluxo cambial estão no foco

01/04/2026 | 04h30 | Por Ana Ayub
Ibovespa hoje: Natura (NATU3) lidera ganhos e Prio (PRIO3) despenca mais de 8%
Mercado
Ibovespa hoje: Natura (NATU3) lidera ganhos e Prio (PRIO3) despenca mais de 8%

Petróleo fechou em queda após sinais mais concretos de desescalada no conflito entre EUA e Irã

31/03/2026 | 18h41 | Por Beatriz Rocha
Bradesco BBI classifica balanço da JHSF (JHSF3) como sólido e com valor patrimonial 100% acima da ação
Mercado
Bradesco BBI classifica balanço da JHSF (JHSF3) como sólido e com valor patrimonial 100% acima da ação

Analistas do banco destacaram que o avanço nos resultados da companhia foram puxados pela venda de estoques de imóveis

31/03/2026 | 14h43 | Por Circe Bonatelli

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador