• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Após queda da Selic, é hora de investir na Bolsa? Analistas respondem

Analistas apontam setores que são oportunidades na renda variável

Por Jenne Andrade

21/09/2023 | 3:00 Atualização: 21/09/2023 | 9:22

Cortes na Selic tendem a aumentar a atratividade de investimentos (Fonte: Shutterstock)
Cortes na Selic tendem a aumentar a atratividade de investimentos (Fonte: Shutterstock)

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 0,5 ponto percentual nesta quarta-feira (20). Ela saiu de 13,25% ao ano para 12,75% ao ano.

Leia mais:
  • Selic a 12,75%: Estes são os melhores investimentos
  • AZ Quest: “Percepções equivocadas do arcabouço atrapalham a alta da Bolsa”
  • Analistas explicam por que você não deve confiar na retomada da Bolsa
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A expectativa dos analistas do mercado financeiro é de que o BC faça outros dois cortes de mesma magnitude nas reuniões de outubro e dezembro, o que deve fazer com que a Selic termine 2023 em 11,75% ao ano.

Com a diminuição da taxa de juros, a rentabilidade dos ativos de renda fixa é impactada negativamente. Um Certificado de Depósito Bancário (CDB) que rende 104% do CDI, por exemplo, deve ter seu rendimento líquido, descontados os impostos, reduzido de 9,65% para 9,29% ao ano.

  • Leia também: Como fica a renda fixa com a Selic em 12,75% ao ano 

Assim, as atenções começam a se voltar para a renda variável. Para Nicholas Kawasaki, estrategista-chefe da Nova Futura Private, é um momento favorável para aumentar a exposição na Bolsa. Entretanto, os setores mais indicados são aqueles historicamente resilientes aos diversos ciclos econômicos, como energia e saneamento, e o segmento financeiro, com bancos e seguradoras. Isto porque ainda há incertezas no radar que podem impactar a economia, como as preocupações em relação à situação fiscal do Brasil.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na outra ponta, persistem os alertas diante de eventuais pressões inflacionárias. “A forte alta do petróleo nos últimos dias traz apreensão, já que a alta da commodity influencia toda a cadeia e pode trazer reflexos para a inflação no mundo”, ressalta Kawasaki.

Andre Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capital, também enxerga o momento como positivo para montar posições em ações. Ele vê a Bolsa brasileira bastante descontada, com o indicador preço/lucro em um patamar historicamente baixo.

Contudo, assim como Kawasaki, Fernandes está cauteloso e vê oportunidades em setores mais resilientes, como commodities, construção e educação, que são bem sensíveis a mudanças na taxa de juros e também apresentam bom apetite comprador. Ele também aponta que  setor bancário é favorecido em um ciclo de queda da Selic. “A diminuição dos juros acaba reduzindo o custo do passivo do banco, além de aumentar a demanda por crédito com taxas de juros mais baixas”, explica Fernandes.

Ele ressalta que o investidor que pretende montar posições em ações deve estar atento à alavancagem das empresas. As  mais endividadas devem começar a sentir o efeito positivo da queda da Selic somente no primeiro trimestre de 2024, com um alívio das despesas financeiras (com o pagamento de juros da dívida). “Até lá, essas companhias podem ter dificuldades em rolar duas dívidas e manter sua saúde financeira”, diz o especialista da A7 Capital.

Publicidade

No exterior, a indicação de alocação segue a mesma linha: o investidor deve dar preferência a empresas robustas financeiramente, especialmente aquelas que são conhecidas como  “the magnificent seven” (as sete magnifícas, na tradução para o português): Apple, Microsoft, Alphabet (dona do Google), Amazon, Nvidia, Tesla e Meta. Para Alex Silva, sócio da gestora de patrimônio Aware Investments, elas não podem ficar de fora dos portfólios.

Renda fixa ainda forte no jogo

Nem todos os analistas acreditam que este seja o momento de focar na Bolsa. Para Marcel Andrade, head de fundo de fundos da SulAmérica Investimentos, a conjuntura segue desfavorável para os ativos de risco.

Ele pontua que, mesmo com a queda da taxa Selic, o juro real (taxa de juros com desconto da inflação) continuará atrativo, em torno de 6% ao ano até dezembro. Isso significa que os rendimentos dos ativos conservadores permanecerão vantajosos, apesar de menores.

  • Leia também: “A renda fixa não vai perder atratividade”, diz Luiz Fernando Figueiredo

De acordo com Andrade, os títulos de renda fixa indexados à inflação de prazos intermediários se apresentam como uma boa oportunidade de alocação. Atualmente, o Tesouro IPCA+, por exemplo, está pagando mais de 5% de juro prefixado mais a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). “Apesar do processo recente de desinflação da economia, acreditamos que os maiores gastos públicos, no médio prazo, podem acarretar mais inflação, o que beneficiará também o carrego dessas posições”, diz o especialista da SulAmérica Investimentos.

Contudo, é preciso ressaltar que os títulos indexados à inflação possuem volatilidade e podem sofrer com prejuízos em caso de resgates feitos antes do vencimento do ativo. Caso o investidor precise de liquidez (resgatar o dinheiro a qualquer momento), o mais indicado é apostar em títulos de renda fixa pós-fixados e atrelados à Selic. “Os títulos pós-fixados ainda apresentam um nível de taxa interessante, especialmente quando comparados à inflação, e possuem volatilidade menor”, diz Andrade.

  • Entenda todos os tipos de títulos públicos de renda fixa

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Banco Central
  • Bolsa de valores
  • Comitê de Política Monetária (Copom)
  • Conteúdo E-Investidor
  • Renda fixa
  • Renda variável
  • Taxa Selic
Cotações
18/12/2025 14h36 (delay 15min)
Câmbio
18/12/2025 14h36 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Onde investir em 2026? Material exclusivo reúne análises e estratégias

  • 2

    Ibovespa hoje perde quase 4 mil pontos entre abertura e fechamento com ata do Copom e payroll

  • 3

    Ranking de dividendos: veja quais empresas foram as melhores pagadoras em 2025

  • 4

    Ibovespa hoje fecha em queda com Nova York e pesquisa eleitoral no radar

  • 5

    Ibovespa hoje tem leve queda atento ao CPI dos EUA, projeção de inflação do BC e nova tributação sobre JCP

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Moradores de Paraibuna (SP) podem solicitar saque calamidade do FGTS; veja até quando
Logo E-Investidor
Moradores de Paraibuna (SP) podem solicitar saque calamidade do FGTS; veja até quando
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: o que olhar na hora de fazer um bolão?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: o que olhar na hora de fazer um bolão?
Imagem principal sobre o Atestmed: o que é o sistema para aposentados do INSS?
Logo E-Investidor
Atestmed: o que é o sistema para aposentados do INSS?
Imagem principal sobre o IPVA 2026: veja o calendário de pagamento no Rio Grande do Sul
Logo E-Investidor
IPVA 2026: veja o calendário de pagamento no Rio Grande do Sul
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (18/12)
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (18/12)
Imagem principal sobre o CNH do Brasil: curso teórico será realmente gratuito?
Logo E-Investidor
CNH do Brasil: curso teórico será realmente gratuito?
Imagem principal sobre o Lotofácil de hoje (17): PRÊMIO DE R$ 5 MILHÕES EM JOGO; veja novo horário
Logo E-Investidor
Lotofácil de hoje (17): PRÊMIO DE R$ 5 MILHÕES EM JOGO; veja novo horário
Imagem principal sobre o INSS amplia duração de auxílio-doença sem perícia; veja o prazo
Logo E-Investidor
INSS amplia duração de auxílio-doença sem perícia; veja o prazo
Últimas: Mercado
As ‘Sete Magníficas’ decepcionam: 4 das 7 ações de big techs ficam atrás do S&P 500 em 2025
Mercado
As ‘Sete Magníficas’ decepcionam: 4 das 7 ações de big techs ficam atrás do S&P 500 em 2025

Investidores estão sendo seletivos para escolher entre papéis de Apple, Microsoft, Amazon, Alphabet, Meta, Nvidia e Tesla

18/12/2025 | 09h34 | Por Jim Edwards, da Fortune
Micron anima ações de tecnologia e impulsiona mercados globais; dólar sobe e commodities avançam
CONTEÚDO PATROCINADO

Micron anima ações de tecnologia e impulsiona mercados globais; dólar sobe e commodities avançam

Patrocinado por
Ágora Investimentos
Ibovespa hoje tem leve queda atento ao CPI dos EUA, projeção de inflação do BC e nova tributação sobre JCP
Mercado
Ibovespa hoje tem leve queda atento ao CPI dos EUA, projeção de inflação do BC e nova tributação sobre JCP

Maior apetite por risco no exterior, aliado à alta das commodities, ameniza pressão na Bolsa hoje (18). Veja os destaques do pregão

18/12/2025 | 05h00 | Por Camilly Rosaboni
Ibovespa hoje: Brava (BRAV3) salta mais de 3%; Vivara (VIVA3) sofre maior queda
Mercado
Ibovespa hoje: Brava (BRAV3) salta mais de 3%; Vivara (VIVA3) sofre maior queda

Principal índice da B3 fechou em baixa mesmo com alta de ações da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3;PETR4)

17/12/2025 | 19h16 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador