Mercado

Prefixados e IPCA+ voltam a ser negociados após breve suspensão

Alta recorde das taxas nesta manhã motivaram paralisação. Prefixados chegaram a oferecer 12,1% de retorno

Prefixados e IPCA+ voltam a ser negociados após breve suspensão
(Fonte: Brenda Rocha - Blossom/Shutterstock/reprodução)
  • Os títulos prefixados e IPCA+ tiveram as negociações suspensas pelo Tesouro Direto por cerca de uma hora
  • Os prefixados para 2031 chegaram a oferecer 12,1% de rentabilidade ao ano, contra 11,57% na sessão anterior
  • A volatilidade vem das incertezas relacionadas às falas do ministro Paulo Guedes, que pediu uma ‘licença’ para furar o teto de gastos e viabilizar o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família

Após as taxas abrirem em alta recorde na manhã desta quinta-feira (21), os títulos prefixados e IPCA+ tiveram as negociações suspensas pelo Tesouro Direto por cerca de uma hora, das 10h46 às 11h47. Os prefixados para 2031 chegaram a oferecer 12,1% de rentabilidade ao ano nos primeiros minutos de funcionamento, a maior registrada em 2021.

Os indexados à inflação também estavam nas máximas, com a taxa prefixada em 5,55% para o Tesouro IPCA+ com vencimentos em 2055 e pagamento de juros semestrais. Após a paralisação, as taxas voltaram mais comportadas, com o prefixado para 2031 pagando 11,91% e o IPCA+ para 2055 pagando juros reais de 5,37%.

A volatilidade nesse mercado vem das incertezas relacionadas às falas do ministro Paulo Guedes, que pediu uma ‘licença’ para furar o teto de gastos e viabilizar o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O programa de assistência social seria temporário, isto é, vigoraria apenas em 2022 (ano eleitoral). O total pago seria de R$ 400 a cada beneficiário em duas parcelas – uma delas fora do teto de gastos. A notícia estressou o mercado e derrubou o Ibovespa. Às 12h05, o principal índice de ações da B3 caía 2%, aos 108.567,85 pontos.

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos