Mercado

O que é trader? Veja os riscos e as vantagens da profissão

Saiba o que é preciso para ser um trader e entenda melhor sobre essa nova possibilidade de trabalho no mercado financeiro

Entenda o que um trader faz e descubra se as vantagens compensam os riscos. (Foto: Shutterstock)
  • Um trader é o profissional que realiza a operação de trade, seja em seu modelo swing trade, seja em day trade
  • Como o nome sugere, um trader é aquele que trabalha com trade (ou trading). Basicamente, trade é como se chama a operação de compra e venda de ativos (ações) no curto prazo

(Mellanie Novais, Especial para o E-Investidor) – O mercado de trabalho sofre constantes modificações e se adapta às novas tecnologias, que se aprimoram rapidamente. Com isso, é normal que algumas profissões deixem de existir, enquanto outras são criadas. Um exemplo é o caso do trader, que até pouco tempo atrás quase ninguém ouvia falar sobre a ocupação que agora pode ser chamada de a “profissão do momento”.

Mas, antes de entender o que faz um trader, é preciso compreender melhor o que esses profissionais lidam em seu cotidiano. Conheça mais sobre a atividade.

O que é trade?

Como o nome sugere, um trader é aquele que trabalha com trade (ou trading). Basicamente, trade é como se chama a operação de compra e venda de ativos (ações) no curto prazo.

No mercado de ações, há dois tipos mais comuns de trade: o swing trade e o day trade.

O que é swing trade?

O swing trade corresponde às operações feitas pensando em um horizonte de dias ou até semanas. Nesse caso, o trader adquire os ativos e os vende dentro desse prazo, escolhendo a data certa a partir de dois tipos de análises: a fundamentalista e a técnica.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ao fazer uma análise fundamentalista para entender o melhor momento de venda das ações, observa-se os fundamentos da empresa, do setor e do mercado.

Porém, é a análise técnica que tem uma maior influência, uma vez que ela se baseia no estudo do comportamento do ativo ao longo do tempo — são observados gráficos que indicam as oscilações da ação e possibilitam entender a melhor hora para fazer a venda.

O que é day trade?

A diferença fundamental do day trade para o swing trade é o fato de que, neste caso, a compra e a venda das ações é feita em um único dia. São operações de prazo extremamente curto e que podem durar alguns minutos ou horas, mas que nunca ultrapassam o prazo de um dia.

Nesse caso, para calcular o momento propício para a venda, os traders utilizam apenas a análise técnica. Isso porque a oscilação do valor de mercado dos ativos não pode ser explicada por um cenário fundamentalista quando se pensa em curtíssimo prazo.

Então, faz-se necessário observar os gráficos para entender a variação e fazer um bom negócio, tomando uma decisão rápida e assertiva.

O trader que opera em day trade tem como base fundamental a análise técnica, orientada por gráficos que permitem observar a volatilidade dos ativos. (Foto: Unsplash)

O é trader?

Portanto, um trader é o profissional que realiza a operação de trade, seja em seu modelo swing trade, seja em day trade.

Então, ele atua no mercado financeiro em busca das melhores oportunidades de aplicação e rentabilidade, podendo trabalhar de forma autônoma ou para determinadas empresas do setor.

Em todos os casos, o investimento do trader no mercado e na Bolsa de Valores é sempre feito visando a um ganho de dinheiro em curto (ou curtíssimo) prazo, usando as volatilidades do mercado de forma favorável às suas aplicações.

Quando alocado em empresas, esse profissional exerce funções específicas que permitem a busca pelos melhores rendimentos. Nesse cenário, o trader pode atuar em áreas diversas, como análise de tendências de mercado, compra e venda, importação e exportação, negociação direta e desenvolvimento de projetos para transações comerciais.

O que é preciso para ser um trader?

Embora a profissão trader seja relativamente nova no mercado, e a grande maioria dos profissionais atue de forma autônoma, visando seus ganhos individuais e sem prestação de serviços a empresas, ainda assim são importantes alguns conhecimentos prévios e até mesmo certificações que garantam uma melhor atuação.

Ainda não há uma formação específica para ser um trader, mas considerando o fato de que o mercado financeiro é instável e imprevisível, esses profissionais precisam estar constantemente atualizados e atentos às mudanças do cenário econômico. Assim, para ser um trader é imprescindível ter noções aprofundadas de economia — assim não fica à mercê da sorte em suas operações.

Então, para ser um trader de sucesso, é preciso que o profissional busque conhecer os fundamentos teóricos e específicos do mercado e da Bolsa de Valores. Também é possível investir na especialização por meio de graduações, como Administração e Economia, ou cursos técnicos na área de Gestão Financeira e de Negócios.

No caso de o trader já contar com uma dessas formações superiores, ainda é possível investir em cursos específicos, pós-graduações e MBAs com foco no desenvolvimento das habilidades e percepções necessárias para uma atuação nas operações de trade.

Como começar a fazer trade?

Antes de começar as operações de trade, é importante definir qual é o tipo de atuação desejada, uma vez que o trader pode trabalhar de maneira autônoma ou prestar serviços a empresas.

Quando alocado em empresas, o profissional costuma iniciar as operações com base nas ferramentas e orientações fornecidas pela instituição. Já no caso dos autônomos, o que corresponde a grande maioria desses profissionais, são necessários outros passos.

Primeiro, é preciso escolher uma corretora para fazer as operações de compra e venda dos ativos. Os fatores que influenciam essa decisão estão relacionados com as taxas e os serviços de infraestrutura oferecidos. É preciso que o trader observe alguns pontos, como a disponibilidade de ferramentas de stop loss (ordem de venda programada para ser disparada automaticamente) e trailing stop (ajusta de forma automática o posicionamento do stop loss), garantindo a proteção de seus ganhos.

Ainda, outra dica importante é começar as operações com o risco controlado, utilizando uma pequena porção do patrimônio, literalmente um dinheiro que “pode” ser perdido. A evolução dos ganhos virá com o tempo e o aprendizado das operações, momento em que será propício para aumentar o volume investido.

Quais os riscos de ser um trader?

O maior risco envolvido nas operações de trade, assim como é comum no mercado dos investimentos, é perder o dinheiro investido. No caso do trade, a diferença é que os riscos são proporcionais ao potencial de rentabilidade, fazendo ser mais expressivos em comparação a outras aplicações.

Mesmo assim, a partir de recursos como o stop less, é possível minimizar esses riscos, embora não exista uma forma de eliminá-los por completo. De forma que a principal maneira de ter maior segurança nas operações de trade é a partir do conhecimento do mercado financeiro e da Bolsa.

Os riscos envolvidos na profissão de trader são proporcionais às rentabilidades que o profissional pode ter ao realizar as operações de trade. (Foto: Unsplash)

Média salarial de um trader e mercado de atuação

Apesar dos riscos, as vantagens de ser um trader também são bastante atrativas. Nesse sentido, a média salarial e o mercado de atuação são dois fatores que se destacam.

Em relação ao mercado, o fato é que o profissional não fica dependente de empresas e pode se aperfeiçoar por conta própria para trabalhar de maneira autônoma em busca dos seus lucros.

O que impacta diretamente a questão do salário de um trader, que pode ficar na média dos R$5 mil mensais, variando de acordo com o capital investido e o tempo dedicado às operações, podendo ter uma rentabilidade de 2% até 10% ao mês.

Por fim, para estar por dentro dos melhores ativos e notícias do mercado financeiro, o trader pode contar com o E-Investidor, que traz informações sobre o assunto diariamente e em tempo real.