Publicidade

Mercado

XP Asset lança 3 novos ETFs ‘sustentáveis’

Destinados a todos os investidores, os produtos seguem índices ESG globais

XP Asset lança 3 novos ETFs ‘sustentáveis’
Os novos ETFs da XP Asset seguem indicadores globais ESG, compostos por empresas de países emergentes e desenvolvidos. Foto: twenty20photos
  • A XP Asset, marca do grupo XP Inc., lança nesta terça-feira (16) três novos ETFs atrelados a índices globais ESG (sigla em inglês para boas práticas ambientais, sociais e de governança)
  • Destinados a investidores no geral, ‘ESGE11’, ‘ESGD11’, e ‘ESGU11’ aplicam em empresas de diversos setores e países, sejam eles emergentes ou desenvolvidos
  • As companhias que compõem esses ETFs são referências globais em práticas sustentáveis, segundo a XP, além de possuírem os melhores indicadores ambientais

A XP Asset, marca do grupo XP Inc., lança nesta terça-feira (16) três novos ETFs atrelados a índices globais ESG (sigla em inglês para boas práticas ambientais, sociais e de governança). Destinados a investidores no geral, ‘ESGE11’, ‘ESGD11’, e ‘ESGU11’, aplicam em empresas de diversos setores e países, sejam eles emergentes ou desenvolvidos, e seguem indicadores da MSCI – uma das maiores empresas no mundo de benchmarks de mercado.

As companhias que compõem esses ETFs são referências globais em práticas sustentáveis. Segundo a XP, além de possuírem os melhores indicadores ambientais em emissão de carbono e participação da receita em business não-poluentes, diversidade de gênero nos conselhos de administração e demais aspectos de governança. Empresas que desrespeitam os princípios globais da ONU são excluídas do índice, como fabricantes de armas consideradas ‘controversas’, tabaco, carvão e xisto.

Os novos produtos têm investimento inicial a partir de R$ 10, taxa de administração de 0,3% ao ano e liquidação após dois dias úteis. Entretanto, os ETFs estão expostos à variação do dólar.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“São fundos de índices que reúnem empresas referências globais quando o assunto é sustentabilidade e que, ao mesmo tempo, são altamente competitivas, eficientes e rentáveis, materializando na prática a geração de valor do ESG para todos os stakeholders. A performance desses índices é uma maneira de concretizar a tese de que, a longo prazo, ativos que integram essa visão possuem um desempenho melhor”, diz Marta Pinheiro, diretora ESG da XP.

Para quem não conhece, um ETF é um fundo de investimento que segue indicadores de mercado e que tem as cotas negociadas em forma de ações comuns. Com a adição dessa tríade, a XP passa a contar com 13 fundos de índice lançados na Bolsa brasileira.

Detalhes dos ETFs ligados ao ESG

  • ESGE11

Relacionado a mercados emergentes, segue o MSCI Emerging Markets Extented ESG Focus Index (ESG-E) e conta com 344 ativos. O fundo de índice tem exposição a países como Argentina, Brasil, Chile, China, África do Sul e Emirados Árabes.

De acordo com a XP, nos últimos cinco anos este índice ESG rendeu uma média anual de 10,31%, performance superior ao do benchmark tradicional na mesma região (MSCI Emerging Markets Index), que rendeu 9,39%.

  • ESGD11

Ligado a países desenvolvidos, segue o índice MSCI EAFE Extended ESG Focus Index (ESG-D), que reúne 456 ativos. Tem exposição a países da Europa, Ásia e Oceania, incluindo Finlândia, Dinamarca, Hong Kong, Austrália e Nova Zelândia.

Segundo a XP, nos últimos cinco anos este índice ESG rendeu uma média anual de 10,45%, performance superior ao do benchmark tradicional na mesma região (MSCI EAFE Index) que rendeu 9,79%.

  • ESGU11

Tem como referência o MSCI USA Extended ESG Focus Index (ESG-U), que agrupa 330 ativos listados nas bolsas de valores norte-americana, incluindo grandes empresas globais de tecnologia.

De acordo com a XP, este índice ESG rendeu uma média anual de 19,92% nos últimos cinco anos, performance superior ao do benchmark tradicional na mesma região (MSCI USA Index), que rendeu 19,36%.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos