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Ânima (ANIM3) planeja campus exclusivo de R$ 40 mi para influencers; veja como vai funcionar

CEO da companhia estima 3 anos para que todo o valor investido no Community Creators Academy volte para o caixa da companhia

Ânima (ANIM3) planeja campus exclusivo de R$ 40 mi para influencers; veja como vai funcionar
O Community Creators Academy, da Ânima (ANIM3) para influencers, terá três públicos diferentes, com um curso para cada segmento. (Foto: Ânima/Divulgação)
O que este conteúdo fez por você?
  • Novos cursos serão para três perfis, profissionais liberais, jovens e empresários
  • Cursos terão um ticket médio de R$ 5 mil por mês, mas a empresa deve oferecer algumas Bolsas
  • CEO da Ânima comenta sobre o que o investidor pode esperar dos dividendos da empresa em 2025 após a retomada do pagamento no ano passado

A Ânima (ANIM3) e a Agência California vão investir cerca de R$ 40 milhões para criar um campus universitário voltado para formação de criadores de conteúdo digital, os chamados influencers. Segundo a CEO da companhia, Paula Harraca, o novo projeto se chamará Community Creators Academy e terá um campus de 13 mil m² na cidade de São Paulo. O aporte também contará com outros parceiros.

O campus do Community Creators Academy deve entrar em operação já no primeiro semestre de 2024, com as inscrições sendo realizadas em março. Internamente, o edifício contará com mais de 100 cenários verticais e horizontais, desde a sala mais tradicional até uma praia interna para impulsionar a criação de conteúdo digital. De acordo com a dona da Universidade São Judas, as aulas começam em abril.

De acordo com Fábio Duarte, CEO da Agência California, serão três públicos diferentes com um curso para cada segmento. A primeira opção vai focar em profissionais não envolvidos com a área, mas que desejam se tornar criadores de conteúdo. A companhia tenta, com a iniciativa, atrair clientes mais jovens que não estão focados em seguir uma carreira mais tradicional.

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O segundo público-alvo será composto por profissionais liberais e autônomos, sejam eles médicos, advogados, dentistas, arquitetos, corretores. A formação tem o objetivo de ensinar gestão de redes sociais, para que eles consigam utilizar o ambiente online para vender seus serviços.

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O terceiro foco fica com empresários e executivos. “Queremos mostrar o lado empreendedor da coisa”, diz a CEO da Ânima, Paula Harraca. “Hoje vemos algumas marcas de influencers que superam empresa tradicionais. Também vamos mostrar como aproveitar os seguidores para gerir um bom negócio. Nosso foco não será levar o estudante somente para o topo, mas vamos mostrar como ele pode se manter lá”, afirma.

As aulas ocorrerão de forma presencial no campus, mas também online pela plataforma, em um modelo chamado pela empresa de fidigital. A companhia também pretende trazer nomes relevantes no universo de influencers digitais em eventos no novo campus da Ânima para gerar networking entre os alunos e os profissionais que já se destacam nesse mercado.

Qual é o retorno esperado para a Ânima com esse investimento

Questionada pelo E-Investidor sobre o quanto isso traria em receita e lucro para o acionista da Ânima, a presidente da empresa disse que o ticket médio dos cursos para influenciadores devem girar em torno de R$ 5 mil a mensalidade. Ela estima que o todo o valor investido pela empresa no Community Creators Academy deve retornar em até três anos para o caixa da companhia. No entanto, a executiva não quis dar mais detalhes as projeções de receitas e lucros com esse novo negócio.

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“O investidor deve encarar esse aporte da empresa como uma diversificação de receitas que está dentro da meta de dobrar o tamanho da Ânima. Esse não será um negócio capaz aumentar drasticamente a receita, mas é uma das ‘pecinhas’ do futuro. Vemos mercado nesse segmento e essa é uma tendência que veio para ficar e não devemos ir contra ela”, explica Harraca.

Vale a pena investir em ANIM3 após a novidade?

No ano passado, a empresa anunciou a retomada dos pagamentos de dividendos com o depósito de R$ 178 milhões com R$ 0,47 por ação da Ânima. Segundo dados de Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, a Ânima entregou dividend yield (retorno de proventos) de 10,57% em 2024, enquanto o Certificado de Depósito Interbancário (CDI, principal métrica de rendimentos da renda fixa) retornou 10,88%.

Ou seja, em um ano de retomada de pagamento de proventos, a empresa conseguiu um retorno próximo ao CDI e isento de Imposto de Renda (IR), o que foi visto por analistas do mercado como positivo.

Após um ano de proventos de dois dígitos, o E-Investidor questionou a CEO da empresa sobre o que o investidor deve esperar dos dividendos da Ânima em 2025. Segundo a executiva, a postura da empresa tende a ser “prudente” devido ao cenário macroeconômico. “O cenário é desafiador, com a Selic podendo chegar a 15% ao ano. Então, preferimos ir com cautela, olhar mês a mês a questão da alavancagem e do caixa”, revela.

No acumulado de 2024, as ações da Ânima (ANIM3) recuaram 59,7%. Já em 2025, até o fechamento de terça-feira (21), os ativos os ativos sobem 6,32%, a R$ 1,68. A queda das ações no último ano e a prudência anunciada pela empresa em relação aos dividendos indicam que o investidor deve seguir o mesmo caminho, cautela com foco no longo prazo. Isso porque, o novo aporte a ser feito pela empresa deve retornar no médio prazo, em 3 anos. Para saber se esse é ou não o momento de comprar a ação da empresa, veja esta outra reportagem.

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