- Tesla anunciou o quarto resultado trimestral positivo consecutivo
- Empresa já reúne condições para passar a integrar o S&P 500, principal índice da bolsa americana
- Musk acelera planos na China para ganhar mercado global e constrói planta no Texas para seguir forte nos EUA
(Bloomberg) – A Tesla conseguiu se manter lucrativa mesmo em meio a uma pandemia global, mas algo ainda incomoda Elon Musk: a fabricante de carros elétricos não está crescendo rápido o suficiente.
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Os ganhos trimestrais positivos que a Tesla divulgou na quarta-feira, 22, foram o quarto consecutivo, surpreendendo novamente os analistas de Wall Street e possivelmente abrindo caminho para que suas ações crescentes se juntem ao Índice S&P 500. Mas seu CEO não está disposto a tirar o pé do acelerador, anunciando que a empresa construirá outra nova fábrica de montagem de veículos no Texas e continuará reduzindo o custo de seus modelos.
“O que mais me incomoda é que nossos carros não são acessíveis o suficiente e precisamos consertar isso”, disse Musk durante uma call com analistas. “Queremos ser um pouco lucrativos, maximizar o crescimento e tornar os carros o mais acessível possível. É isso que queremos alcançar”.
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Os resultados validam os esforços não convencionais que Musk fez para aumentar os ganhos no meio da crise da saúde, que deve deixar outras montadoras americanas registrando perdas. E o lucro aumentou ainda mais o já elevado preço das ações da Tesla, que quadruplicou desde março, em parte com base na especulação de que as ações poderiam ser adicionadas ao S&P 500.
As ações subiram 5,2% a partir das 6h30 da quinta-feira, 23, em Nova York, antes do início das negociações regulares.
Segunda fábrica da Tesla vai produzir quatro modelos
Musk, 49 anos, anunciou que a Tesla construiria sua segunda fábrica nos EUA, perto de Austin, para produzir uma nova picape Cybertruck a bateria e o Semi, além de dois modelos existentes para clientes na Costa Leste. Tesla estava considerando um local alternativo perto de Tulsa, Oklahoma, que o CEO disse que continuaria em consideração para futura expansão.
“Nunca fiquei tão animado ou otimista com a Tesla na história da empresa”, disse Musk.
Impulsionado pelo otimismo sobre sua participação dominante no mercado de veículos elétricos e expansão de capacidade no país e no exterior, a enorme valorização das ações da Tesla a colocou na posição de polo entre as montadoras globais. Suas ações fecharam apenas US$ 1.600 na quarta-feira, acima dos US$ 260 de um ano atrás.
Tesla já atende os requisitos para o S&P 500
A Tesla relatou um lucro de 50 centavos por ação, superando a estimativa de consenso dos analistas para uma perda de US$ 1,06 por ação. A receita caiu de um ano atrás para US$ 6,04 bilhões, superando as expectativas dos analistas de US$ 5,4 bilhões.
O período de rentabilidade de 12 meses atende aos critérios que o comitê de índice da Standard & Poor’s usa ao decidir se deseja adicionar ações ao S&P 500. A adição de Tesla ao benchmark provavelmente forçaria os gestores de dinheiro que rastreiam o índice a comprar as ações.
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“A Tesla estava buscando a indução de S&P e eles atingiram seu alvo”, disse Gene Munster, sócio-gerente da Loup Ventures. “Mas eles não tiveram que tirar muitos coelhos do chapéu para chegar lá. Eles fizeram isso por razões que são sustentáveis”.
Em um telefonema após a divulgação dos resultados da Tesla, Ray McConville, porta-voz da S&P Dow Jones Indices, se recusou a comentar qualquer empresa e disse que o índice não existe um cronograma pré-determinado.
“As empresas que atendem aos requisitos de elegibilidade não são automaticamente adicionadas ao índice”, afirmou McConville. “Eles se juntam a um grupo de outros candidatos elegíveis e são considerados para inclusão quando uma oportunidade se apresenta, quando o comitê de índice leva em consideração vários fatores, como equilíbrio do setor e representação de tamanho”.
A Tesla não vai cumprir o objetivo de entregar 500 mil veículos no ano
A Tesla alertou que atingir seu objetivo de entregar 500.000 veículos este ano se tornou mais difícil. Em janeiro, disse que esperava “exceder confortavelmente” esse nível de entregas para o ano.
A montadora entregou 90.650 veículos no segundo trimestre, ante 88.400 nos três primeiros meses do ano, apesar de um longo desligamento em sua fábrica em Fremont, Califórnia.
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As vendas de créditos regulatórios da Tesla a outras montadoras subiram para um recorde de US$ 428 milhões. Isso contribuiu para sua ampla margem bruta automotiva de 25,4% e amorteceu o impacto negativo do coronavírus, que interrompeu a produção e entregas complicadas.
A empresa sediada em Palo Alto, Califórnia, se beneficiou dos decretos exigindo que as montadoras vendam veículos elétricos e outros não poluentes na proporção de sua participação de mercado, ou compensem qualquer deficiência comprando créditos de outras montadoras. A Fiat Chrysler Automobiles NV disse no ano passado que uniria sua frota à Tesla para cumprir com os novos e rigorosos regulamentos ambientais na Europa.
O valor dessas vendas a crédito tem aumentado, passando de US$ 354 milhões no primeiro trimestre e US$ 133 milhões nos últimos três meses do ano passado. O diretor financeiro, Zachary Kirkhorn, disse que espera que a receita com créditos regulatórios duplique este ano a partir de 2019, mas, eventualmente, o negócio diminuirá à medida que outras montadoras aumentarem a produção de seus próprios veículos movidos a bateria.
Elon Musk acelera expansão global da Tesla
A Tesla está rapidamente mudando para um fabricante global, tendo adicionado uma nova fábrica em Xangai, abrindo caminho para outra na Alemanha no início deste ano e agora expandindo a capacidade dos EUA com a fábrica no Texas. Tesla disse que a construção das linhas do Modelo Y na fábrica de Xangai está progredindo conforme o planejado, com as primeiras entregas previstas para 2021.
Musk disse que a demanda por modelos da Tesla excede a oferta e que o maior problema da empresa é resolver os problemas da cadeia de suprimentos.
Enquanto as vendas de veículos elétricos ainda representam apenas uma fração das vendas de carros novos, a Tesla construiu uma liderança no mercado em rápido crescimento. As vendas globais de VE excederam 2,1 milhões de veículos no ano passado, menos de 3% das vendas totais de carros, mas um aumento de 40% em relação a 2018, de acordo com a Agência Internacional de Energia.
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A fábrica do Texas permitirá à Tesla expandir a produção nos EUA – ainda seu maior mercado – à medida que aumenta sua linha de produtos e busca manter sua vantagem sobre as montadoras rivais que planejam seu próprio impulso de EV. A Tesla disse às autoridades locais do Texas que queria iniciar a construção no terceiro trimestre deste ano em uma planta de 1,2 a 1,5 milhão de pés quadrados que empregará 5.000 trabalhadores.
Os ganhos dão munição à base de investidores da Tesla e são contrários aos avisos de vendedores a descoberto e de outros críticos que duvidavam que a empresa pudesse encerrar sua era de perdas frequentes.
Musk disse quarta-feira que pretende permanecer no escuro, mas não à custa do crescimento das vendas e da acessibilidade dos veículos. “Precisamos não ir à falência, mas também não estamos tentando ser super lucrativos”, disse ele.
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