Negócios

Ações de fabricante de chips sobem 20% com pressão da China sobre Nvidia

A Cambricon Technologies Corp é líder no mercado chinês na produção de chips de processadores para uso de IA

Ações de fabricante de chips sobem 20% com pressão da China sobre Nvidia
As soluções com Inteligência Artificial (IA) prometem revolucionar o mercado (Fonte: Envato Elements)

As ações da fabricante de chips de Inteligência Artificial (IA) Cambricon Technologies Corp encerraram o pregão de segunda-feira (30) com uma valorização de 20% na bolsa de valores de Xangai. O forte desempenho aconteceu após a pressão do governo chinês sobre a Nvidia .

Segundo informações da Bloomberg, a China orientou às empresas a deixar de comprar os chips H20, que são utilizados para as soluções tecnológicas de IA, da empresa com sede nos Estados Unidos. O objetivo da medida visa garantir às fabricantes chinesas relevância no mercado de tecnologia.

A Cambricon é a maior fabricante de chips da China para o desenvolvimento de soluçõe em IA. Mas outras companhias também viram as suas ações subiram no mercado após a orientação do governo chinês. Foram os casos das as empresas Semiconductor Manufacturing International Corp e Naura Technology Group que viram suas ações subirem 12,34% e 9,8%, respectivamente, nesta segunda.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Já a postura de Pequim teve um efeito contrário para a performance da Nvidia (NVDA) na bolsa de valores. Na sexta-feira (27), os papeis da big tech encerraram o dia com uma queda de 2,17%. Já no início das negociações desta segunda-feira (30), as ações operam com uma perda de 0,50%, cotados a US$ 120,85.

De acordo com as informações da Bloomberg, essa não foi a única restrição do governo chinês para o setor. No início do ano, Pequim também pediu às fabricantes de veículos elétricos que comprassem insumos das empresas chineses para conquistar relevância e autossuficiência no desenvolvimento dessas tecnologias.