• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Negócios

Heineken (AMS:HEIA): “Sustentabilidade não é opcional”

Mauricio Giamellaro, CEO da marca no Brasil, diz como a empresa pretende gerar valor aos investidores nos próximos anos

Por Jenne Andrade e Valéria Bretas

27/09/2023 | 10:00 Atualização: 27/09/2023 | 11:27

Bar flutuante faz parte do movimento
Bar flutuante faz parte do movimento "Green Your City". Foto: Helena Yoshioka

Quem for ao Parque Bruno Covas, em São Paulo, encontrará uma estrutura nova construída às margens do Rio Pinheiros. É o “Floating Bar”, bar flutuante da Heineken (AMS:HEIA), cujos ingressos estarão disponíveis a partir das 17h desta quarta-feira (27), no site da iniciativa.

Leia mais:
  • Empresas destinam menos de 1% da receita para ação social
  • JPMorgan não se arrisca com nova regra ESG exigida para gestores
  • Como usar o ESG para ganhar dinheiro com a renda variável?
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O lançamento é mais um movimento do aniversário de 150 anos da marca, que aposta na diversidade e sustentabilidade como fatores importantes para gerar valor aos investidores nos próximos anos. A ação acompanha um movimento global das empresas de ampliar os investimentos para a agenda ESG (governança ambiental, social e corporativa, na sigla em inglês) à medida em que os investidores ficam cada vez mais atentos aos critérios socioambientais.

A intervenção não foi fruto da aleatoriedade, mas faz parte do movimento “Green Your City”, criado pela marca para ressignificar espaços urbanos. O caso do Rio Pinheiros resume bem essa visão: antes do processo de despoluição, iniciado em meados de 2019, era impensável qualquer atividade próxima às águas em função do mau cheiro. Contudo, ainda há muito trabalho pela frente e o objetivo é que o Floating Bar traga mais visibilidade para ações sustentáveis no Rio.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O bar flutuante é um espaço que não tem fim lucrativo. Toda a renda que nós tivermos na venda de produtos vai ser revertida para ações de revitalização do rio e ONGs ligadas ao SOS Mata Atlântica”, afirma Mauricio Giamellaro, CEO da Heineken no Brasil em entrevista exclusiva ao E-Investidor. A expectativa é que o bar arrecade cerca de R$ 1 milhão durante as seis semanas de operação.

  • Heineken: CEO da empresa dá dicas de carreira e liderança

“Quando falamos que vamos fazer cerveja com energia verde, isso também é bom para o nosso resultado porque mostramos para o nosso consumidor, principalmente para as gerações mais novas, que sabemos onde queremos chegar e, principalmente, como fazer isso”, afirmou o executivo. Segundo ele, o objetivo é estar no “coração e no copo” do consumidor e entregar consistência aos acionistas.

Para Mauro Homem, vice-presidente de sustentabilidade & assuntos corporativos da Heineken no Brasil, não há outro caminho senão aderir a práticas sustentáveis. “Sustentabilidade hoje já não é uma função opcional, é uma questão de utilidade do negócio e tem impacto concreto no nosso resultado e nas nossas atividades”, diz.

Em julho deste ano, a cervejaria holandesa divulgou o balanço relativo ao primeiro semestre de 2023, reportando lucro líquido de 1,16 bilhão de euros – pouco menor do que o ganho de 1,27 bilhão de euros apurado no mesmo período do ano passado. Na data, as ações recuaram e 4,5% na Bolsa de Amsterdã. No acumulado dos últimos 12 meses, os papéis caem 5,94, cotados a 84,2 euros.

Em conversa com o E-Investidor, Homem detalhou como a companhia enxerga a sustentabilidade nos negócios.

Publicidade

E-Investidor – A marca acaba de completar 150 anos. Qual o peso da sustentabilidade nos negócios?

Mauro Homem – Fazendo um resgate dos 150 anos da marca, os primeiros atributos que nos vêm à cabeça são sua história e tradição de qualidade reconhecidas no mundo todo. Por aqui, essa credencial se traduz na apresentação da cerveja puro malte que, além de tornar o Brasil o maior país consumidor de Heineken no mundo. O consumidor quer apreciar uma cerveja de qualidade, mas também quer uma marca que seja responsável e atenta às demandas da sociedade. E é assim que estamos construindo o futuro, trazendo sustentabilidade para o centro da estratégia do Grupo Heineken e para a forma como fazemos negócio.

Pode dar alguns exemplos?

Nossa verdinha tem sido pioneira na forma de conectar com consumidor com a agenda ambiental por meio da plataforma Green Your City. Quando falamos em metas, até 2030, 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão acesso à energia renovável e 80% das embalagens de vidro serão retornáveis, endereçando uma questão complexa para toda a indústria de bebidas. Além disso, em parceria com o projeto Floresta de Bolso, implantaremos microflorestas urbanas em 19 capitais, colaborando para a melhoria da qualidade do ar, manutenção do clima, controle de enchentes e regeneração do bioma original.

Publicidade

Qual a importância de financiamento verde e ESG para a estrutura de capital da empresa?

O financiamento verde e o investimento em práticas robustas da agenda ESG são essenciais para a efetividade dos objetivos de descarbonização não só das empresas, mas também de toda a cadeia de valor na qual estão inseridas a longo prazo. Além de se preocupar com os impactos inerentes à própria operação, na busca de valor econômico e relevância social do negócio, é preciso que as empresas tenham um olhar para todos os atores dessa operação, agindo para que se relacionem sempre com as melhores práticas de sustentabilidade em cada etapa do seu processo.

O ESG tem três fatores que servem como base. O ambiental, o social e a governança. Tanto no G de Governança quanto no S de social, a diversidade e liderança representativa são importantes indicadores. Como a companhia dá o seu exemplo?

Nós temos a agenda ESG no centro da nossa estratégia de negócios e olhamos para todos os pilares da sigla com o mesmo peso. Há dois anos, criamos uma vice-presidência de Sustentabilidade para elevar o nível de maturidade dessas discussões e levar o tema para o centro da tomada de decisão do negócio. Quando olhamos para diversidade, incluindo nas posições de liderança, estabelecemos metas importantes como a de ter 50% dos nossos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2026 e a de alcançar 40% das posições de liderança preenchidos com pessoas negras até 2030.

Publicidade

Existe conflito entre adotar uma política empresarial mais consciente, com propósito sustentável e gerar lucro? 

O Grupo tem de forma intrínseca à sua estratégia de negócio a estratégia de sustentabilidade. Entendemos que o lucro deve acontecer com uma lógica de minimização dos impactos socioambientais negativos numa trajetória futura de regeneração, ou seja, geração de impacto positivo. Essa é a materialização do nosso valor de respeito e cuidado com as pessoas e o planeta.

Com 150 anos de trajetória, o que ainda podemos esperar da Heineken?

Além de todas as iniciativas que visam uma sociedade e planeta mais prósperos destacadas acima, queremos fomentar relações mais equilibradas com o consumo de álcool e, por isso, estamos investindo continuamente em campanhas de incentivo ao consumo responsável. Neste mês, por exemplo, investimos R$ 80 milhões na nossa cervejaria de Araraquara para duplicar a capacidade de produção da versão zero álcool e chegar cada vez mais perto do nosso compromisso de ter 100% dos pontos de venda de marca Heineken abastecidos por sua versão zero álcool até 2025. Estivemos presentes no The Town como patrocinadora master no primeiro ano do festival e o objetivo é economizar mais de 10 toneladas de resíduos. Queremos continuar marcando presença nos principais e maiores eventos culturais do país, sempre reforçando nosso pilar de sustentabilidade, espalhando nossas mensagens ao público e consumidores.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Environmental Social and Governance (ESG)
  • Sustentabilidade
Cotações
11/06/2025 22h14 (delay 15min)
Câmbio
11/06/2025 22h14 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de renda 2025: quando inicia o pagamento das restituições?

  • 2

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 3

    CDB ou LCI e LCA, em qual renda fixa vale mais a pena investir? Veja a simulação

  • 4

    LCIs ou CDBs? Veja como calcular qual é a melhor opção se a cobrança de IR mudar

  • 5

    Plano Collor: como descobrir se você tem dinheiro a receber

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Fraude no INSS: como acompanhar o pedido de reembolso dos descontos indevidos?
Logo E-Investidor
Fraude no INSS: como acompanhar o pedido de reembolso dos descontos indevidos?
Imagem principal sobre o PicPay anuncia cashback para compras internacionais após alta do IOF
Logo E-Investidor
PicPay anuncia cashback para compras internacionais após alta do IOF
Imagem principal sobre o Governo de SP aumenta salário mínimo paulista em 10%. Veja novo valor
Logo E-Investidor
Governo de SP aumenta salário mínimo paulista em 10%. Veja novo valor
Imagem principal sobre o É possível tirar um ano sabático com R$ 5 mil por mês? Veja quanto guardar antes
Logo E-Investidor
É possível tirar um ano sabático com R$ 5 mil por mês? Veja quanto guardar antes
Imagem principal sobre o Por que os super-ricos estão priorizando investimentos da renda fixa?
Logo E-Investidor
Por que os super-ricos estão priorizando investimentos da renda fixa?
Imagem principal sobre o Está aposentado e quer um extra no fim do mês? Veja essas ideias simples
Logo E-Investidor
Está aposentado e quer um extra no fim do mês? Veja essas ideias simples
Imagem principal sobre o 5 aprendizados da série “Hacks” que todo profissional ambicioso deveria conhecer
Logo E-Investidor
5 aprendizados da série “Hacks” que todo profissional ambicioso deveria conhecer
Imagem principal sobre o É possível comer bem gastando pouco? Veja como montar seu cardápio por R$ 100
Logo E-Investidor
É possível comer bem gastando pouco? Veja como montar seu cardápio por R$ 100
Últimas: Negócios
Por que o sonho da aposentadoria virou pesadelo para milhões de baby boomers
Negócios
Por que o sonho da aposentadoria virou pesadelo para milhões de baby boomers

Pessoas estão trabalhando bem além da idade de aposentadoria globalmente e vivendo mais do que o esperado

11/06/2025 | 18h05 | Por Orianna Rosa Royle, da Fortune
A bola de cristal da B3 (B3SA3) para prever os anseios do investidor no mercado de derivativos
Negócios
A bola de cristal da B3 (B3SA3) para prever os anseios do investidor no mercado de derivativos

Empresa também já economizou mais de R$ 6 milhões com hora trabalhada devido ao uso de IA

11/06/2025 | 14h21 | Por Bruno Andrade
Com IOF de 5%, mercado freia aportes em previdência e busca opções de sucessão patrimonial
Negócios
Com IOF de 5%, mercado freia aportes em previdência e busca opções de sucessão patrimonial

A adequação às novas regras exige uma reavaliação estratégica dos ativos disponíveis

11/06/2025 | 03h00 | Por Leo Guimarães
Lucros e dividendos: por que os bancos estão investindo pesado em IA
Negócios
Lucros e dividendos: por que os bancos estão investindo pesado em IA

Executivos comentam sobre estratégias com IA para reduzir custos e entregar o melhor serviço para o cliente

10/06/2025 | 17h39 | Por Bruno Andrade
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador