Negócios

Mastercard: Aval do BC para Whatsapp deve vir no 1º tri de 2021

O presidente da Mastercard Brasil não vê mais chances de o Banco Central autorizar a solução de pagamentos ainda neste ano

Mastercard: Aval do BC para Whatsapp deve vir no 1º tri de 2021
Foto: REUTERS/Dado Ruvic

(Estadão Conteúdo) – O presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul, João Pedro Paro Neto, não vê mais chances de o Banco Central autorizar a retomada da solução de pagamentos por meio do aplicativo WhatsApp, do Facebook, neste ano.

Sua expectativa, contudo, é de que a autorização venha no primeiro trimestre de 2021. “Eu não acredito. É um sonho muito inatingível. Mas no começo do ano que vem, eu tenho absoluta certeza que sim. Este ano, não dá tempo”, explicou o executivo, em conversa virtual com a imprensa.

Ele lembrou que no fim do ano o setor evita adotar novas tecnologias – principalmente complexas – por conta do período de aumento das transações com as festas de fim de ano e gastos da época.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Esse ano é impossível, mas no começo do ano com absoluta certeza”, reforçou, mencionando depois que trabalha com um cronograma de aprovação para o primeiro trimestre de 2021. A ferramenta de pagamentos do WhatsApp está suspensa pelo BC há mais de cinco meses.

Loco após o seu lançamento, o regulador decidiu bloqueá-lo sob a justificativa de rever questões de competição e privacidade de dados.

No Brasil, o WhatsApp se uniu a nomes como Mastercard e Visa, além do Banco do Brasil, Cielo, Nubank e outros para lançar uma solução de pagamentos. Desde o bloqueio, líderes do WhatsApp e dos parceiros do aplicativo têm tido reuniões frequentes com representantes do BC em uma tentativa de esclarecer as dúvidas do órgão regulador e retomar a ferramenta. “Temos tido reuniões semanais com o BC sobre o WhatsApp. Pelas últimas conversas, o que percebemos é que está chegando ao fim de dúvidas. Estamos muito mais perto de começar de volta”, disse Paro Neto.