Negócios

Rússia proíbe pagamento a estrangeiros detentores de títulos em rublos

Após sanções, Moscou impede investidores estrangeiros de deixarem ações e títulos denominados em rublos

Rússia proíbe pagamento a estrangeiros detentores de títulos em rublos
Banco Central da Rússia | Foto: Yuri Kadobnov/AFP
  • Investidores estrangeiros estão efetivamente presos às suas carteiras em ações russas e títulos denominados em rublos
  • Banco central da Rússia suspendeu temporariamente os pagamentos e os principais sistemas de liquidação no exterior pararam de aceitar ativos russos
  • A autoridade monetária não especificou quanto tempo as restrições, que não se aplicam a investidores locais, vão durar

Investidores estrangeiros estão efetivamente presos às suas carteiras em ações russas e títulos denominados em rublos, depois que o banco central da Rússia suspendeu temporariamente os pagamentos e os principais sistemas de liquidação no exterior pararam de aceitar ativos russos.

Moscou está impedindo que investidores estrangeiros, que detêm dezenas de bilhões de dólares em ações e títulos russos, deixem seus ativos, depois que a invasão da Ucrânia desencadeou uma onda de sanções econômicas e uma hemorragia nos mercados russos.

O Banco da Rússia disse nesta quarta-feira (2) que proibiu o pagamento de cupons para investidores estrangeiros detentores de dívida soberana denominada em rublos, e as empresas russas também foram impedidas de pagar dividendos a acionistas estrangeiros. A autoridade monetária não especificou quanto tempo as restrições, que não se aplicam a investidores locais, vão durar.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Os emissores são elegíveis para tomar decisões sobre o pagamento de dividendos e pagamentos de outros títulos”, disse o banco central em comunicado. “Mas pagamentos reais… para clientes estrangeiros não serão feitos. Isso também se aplica à dívida soberana denominada em rublos.”

Os estrangeiros detinham cerca de 3 trilhões de rublos (28 bilhões de dólares) em dívida soberana denominada em rublos de um mercado total de 15,5 trilhões de rublos, segundo dados do banco central de 1º de fevereiro.

O BC russo também disse nesta quarta-feira (2) que vai suspender temporariamente as transferências de entidades e indivíduos legais estrangeiros de vários países para contas no exterior.

O banco ainda disse que vai limitar temporariamente as transferências a alguns países ao equivalente de 5 mil dólares por mês para não residentes que não têm uma conta.

O sistema russo para supervisionar a venda de títulos disse separadamente que estava limitando as opções de pagamento de ativos russos para indivíduos e empresas estrangeiras, bem como o direito de transferir esses ativos, de acordo com uma solicitação do banco central.

Publicidade

Os maiores sistemas de liquidação do mundo, Euroclear e Clearstream, não estão mais aceitando ativos russos, efetivamente fechando uma rota de saída para investidores estrangeiros.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos