Investimentos

Produção da Ford na Europa será toda de carros elétricos até 2030

A Ford disse que seu primeiro veículo de passageiros todo elétrico, montado na Europa, será produzido a partir de 2023

Produção da Ford na Europa será toda de carros elétricos até 2030
Ford (Foto: Wolfgang Rattay/Reuters)
  • A montadora disse que vai investir 1 bilhão de dólares nos próximos 30 meses para converter sua fábrica de montagem de veículos em Colônia, Alemanha, para se tornar a primeira fábrica de veículos elétricos da montadora dos EUA na Europa

(Reuters) – A Ford disse nesta quarta-feira que sua linha de carros na Europa será toda elétrica até 2030, com a montadora correndo para superar metas de emissões de CO2 e proibições iminentes em alguns países de veículos movidos a combustíveis fósseis.

A montadora disse que vai investir 1 bilhão de dólares nos próximos 30 meses para converter sua fábrica de montagem de veículos em Colônia, Alemanha, para se tornar a primeira fábrica de veículos elétricos da montadora dos EUA na Europa.

“Isso reforça nosso compromisso com a região europeia”, disse Stuart Rowley, chefe das operações europeias da Ford, durante uma entrevista coletiva.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A Ford disse que seu primeiro veículo de passageiros todo elétrico, montado na Europa, será produzido a partir de 2023 e está considerando ter um segundo modelo lá.

A montadora tem uma aliança estratégica com a Volkswagen, sob a qual a Ford usará a plataforma de veículos elétricos de seu parceiro alemão. Rowley disse que o modelo de Colônia será o primeiro a usar a plataforma da Volkswagen.

A Ford, segunda maior montadora dos Estados Unidos, disse que em 2026 terá versões elétricas de todos os seus carros de passageiros à venda na Europa e que em 2030 dois terços de suas vendas de veículos comerciais na Europa serão totalmente elétricos ou híbridos.

A empresa disse que terá versões híbridas ou todas elétricas de toda a sua gama de veículos comerciais disponíveis até 2024.

A Ford atualmente domina os mercados dos EUA e da Europa para veículos comerciais movidos a gasolina com participações de 40% e quase 15%, respectivamente.

Publicidade

A montadora disse que seu negócio de veículos comerciais é “a chave para o crescimento e lucratividade futuros”.

A Ford disse neste mês que vai investir 22 bilhões de dólares em eletrificação até 2025, quase o dobro do que havia comprometido anteriormente com esta tecnologia.

Nesta semana, a Jaguar Land Rover, da indiana Tata Motors, disse que sua marca de luxo Jaguar será toda elétrica em 2025 e que a montadora lançará modelos elétricos de toda a sua linha em 2030.

No mês passado, a General Motors disse que pretende ter uma linha de emissão totalmente zero até 2035.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos