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Por que o novo governo Trump pode significar inflação e compras mais caras no exterior

CFO do Walmart, John David Rainey, e mais empresários alertam que podem ter de aumentar preços se medidas com novas tarifas forem implementadas

Por que o novo governo Trump pode significar inflação e compras mais caras no exterior
Walmart (Foto: Adobe Stock)
  • De acordo com a empresa, dois terços de seus dólares são gastos na aquisição de produtos fabricados, montados ou cultivados nos EUA
  • O Walmart relatou outro trimestre de lucros mais fortes do que o esperado na terça-feira
  • Trump tem um plano agressivo que inclui um imposto de 60% sobre todas as importações chinesas e um imposto de 10% sobre importações de todos os outros países

O CFO do Walmart, John David Rainey, alertou que o varejista de descontos pode ter que aumentar os preços caso o plano de tarifas proposto pelo presidente eleito Donald Trump seja implementado.

“Nunca queremos aumentar os preços”, disse Rainey à CNBC na terça-feira. “Nosso modelo é preços baixos todos os dias. Mas provavelmente haverá casos em que os preços subirão para os consumidores.”

Ele não disse quais itens teriam os preços impactados pelas tarifas. O Walmart relatou outro trimestre de lucros mais fortes do que o esperado na terça-feira, graças em grande parte aos seus preços baixos que continuam a ressoar com clientes afetados pela inflação. Um porta-voz do Walmart disse à Fortune que qualquer mudança de preço é especulativa neste momento, mas futuros aumentos de custos induzidos por tarifas seriam um fardo adicional para os compradores já sensíveis aos preços.

“Estamos preocupados que tarifas significativamente elevadas possam levar a custos maiores para nossos clientes em um momento em que eles ainda estão sentindo os resquícios da inflação”, disse o porta-voz em um comunicado.

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De acordo com a empresa, dois terços de seus dólares são gastos na aquisição de produtos fabricados, montados ou cultivados nos EUA. Ela tem navegado tarifas em alguma capacidade por vários anos e planeja trabalhar com oficiais do governo e fornecedores para mitigar o impacto de quaisquer impostos significativos sobre os preços ao consumidor.

Trump, que se proclamou um “Homem das Tarifas”, fez das taxas uma parte significativa de sua plataforma e tem um plano agressivo que inclui um imposto de 60% sobre todas as importações chinesas e um imposto de 10% sobre importações de todos os outros países.

Enquanto o ex-presidente argumenta que as tarifas ajudarão a elevar o poder de fabricação da América, o Peterson Institute for International Economics alertou que as tarifas propostas custariam às famílias de classe média entre US$ 1.700 e US$ 2.600 anualmente, dependendo de quão agressivos sejam os planos de Trump.

Quase 200 empresas mencionam tarifas e têm estratégias para minimizar impactos

Os sentimentos de Rainey ecoam os de quase 200 empresas no S&P 1500 que mencionaram tarifas em chamadas de resultados ou conferências com investidores desde o início de setembro, de acordo com o London Stock Exchange Group. Empresas de Lowe’s a marca de beleza e.l.f. já começaram a montar estratégias sobre como minimizar o impacto das importações taxadas. Desde 2019, a e.l.f. diminuiu a proporção de produtos que obtém da China de 99% para 80%.

“Certamente executamos vários cenários para tarifas potenciais e acho [que é] muito cedo para dizer em que nível elas podem entrar”, disse a CFO da e.l.f., Mandy Fields, em uma chamada de resultados em 6 de novembro. “Mas temos um plano de jogo e temos várias alavancas à nossa disposição.”

Além do impacto potencial das tarifas, o Walmart também está preocupado com os efeitos ondulantes de um boom de Ozempic. Depois que o Walmart disse no ano passado que o uso do agonista GLP-1 impactou as vendas de alimentos, o CEO Doug McMillon acrescentou durante a chamada de resultados de terça-feira que a alta demanda pelos medicamentos criou “pressão de margem” para a empresa e poderia impactar as vendas em outras categorias.

“Os ganhos de margem que relatamos este ano nos EUA foram sobrecarregados por ventos contrários significativos de produtos do crescimento excessivo de vendas em saúde e bem-estar em relação à mercadoria geral”, disse McMillon.

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Esta história foi originalmente publicada na Fortune.com

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*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

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