- Na contramão do ESG, as maiores aquisições de Warren Buffet foram de ações de petroleiras como OXY e Chevron
- O lendário investidor também adquiriu 55 milhões de ações do banco Citigroup e 49,6 milhões de ações da empresa de games Activision Blizzard
- Entre as principais liquidações, estão os papéis de farmacêuticas e companhia de telecomunicações
Warren Buffett não se intimida facilmente. Em um 1° trimestre desafiador para as bolsas globais, o “oráculo de Omaha” foi às compras. No início desta semana, o diretor executivo da Berkshire Hathaway divulgou o portfólio do conglomerado.
Leia também
No total, a companhia gastou US$ 51 bilhões (R$ 253 bilhões) em aquisições de ações entre janeiro e março de 2022. Veja as principais mudanças na carteira do lendário investidor americano, segundo dados da corretora internacional Avenue Securities.
Novas posições
No trimestre, a maior compra feita por Warren Buffet foi a da petroleira OXY, com a aquisição de mais de 136 milhões de ações. “Na contramão dos investimentos ESG, a maior compra de Buffett no trimestre foi a petroleira Occidental Petroleum (OXY), em um ano que o setor é o maior vencedor dada a importância da commodity para reabertura das economias mundiais, além dos conflitos na Europa”, analisa a Avenue.
Na sequência, aparecem os papéis de companhia de tecnologia HP (mais de 104 milhões de ações) e da empresa de mídia Paramount (mais de 68 milhões de ações).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Outra aquisição importante foi a de 55 milhões de ações do banco Citigroup.
Aumento de posições
Os maiores aumentos de posição na carteira de Warren Buffett foram nos papéis da companhia de petróleo Chevron, com 120,9 milhões adicionadas ao portfólio, e na empresa de games Activision Blizzard (ATVI), com a aquisição de 49,6 milhões de ações.
A Avenue chama a atenção para a concentração cada vez maior do portfólio em tecnologia, setor financeiro e petróleo.
Redução de posições
O lendário investidor se desfez das ações de algumas empresas que já não tinham peso revelante no portfólio. A maior redução de posição (-99%) ficou com os papéis da empresa de telecomunicações Verizon Communications.
Publicidade
Warren Buffett também liquidou totalmente as posições na companhia de serviços financeiros Wells Fargo e nas farmacêuticas Bristol-Myers Squibb (BMY) e AbbVie (ABBV), adquiridas no auge da pandemia do coronavírus, em 2020.
As dez maiores posições
As maiores posições do portfólio da Berkshire Hathaway continuam sendo em Apple, que concentra 42,79% do portfólio, e Bank Of America, cujo peso é de 11,45% na carteira.
Publicidade