Últimas notícias

Bolsas da Europa operam com viés negativo

Índice Stoxx 600, que reúne as principais ações da região, exibia variação positiva de 0,18%

Bolsas da Europa operam com viés negativo
Foto: Envato Elements

As bolsas da Europa operam mistas nas primeiras horas do pregão desta quarta-feira, embora o viés negativo predomine, seguindo dois dias consecutivos de firmes ganhos, à medida que investidores ponderam o noticiário sobre a variante ômicron do coronavírus.

Por volta das 06h50 (de Brasília), o índice Stoxx 600, que reúne as principais ações da região, exibia variação positiva de 0,18%, a 481,03 pontos.

Embora estudos preliminares indiquem que a cepa tende a provocar casos leves da doença, pesquisadores da África do Sul concluíram que a nova versão do vírus é mais resistente à imunidade induzida pela vacina da Pfizer e BioNTech.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De qualquer forma, os mercados avaliam que não deve haver um novo choque econômico profundo em razão da covid-19, de acordo com o analista Fawad Razaqzada, da ThinkMarkets. Eventualmente, no entanto, o foco voltará para os planos de aperto monetário do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), na visão dele.

Nesta manhã, o vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, afirmou que a ômicron adiciona incertezas ao horizonte, mas não deve “descarrilar” a recuperação da zona do euro.

A líder do BCE, Christine Lagarde, por sua vez, chamou atenção para riscos das mudanças climáticas e de ataques cibernéticos ao sistema financeiro.

No noticiário político, o Parlamento da Alemanha elegeu, há pouco, Olaf Scholz como o novo chanceler do país, encerrando oficialmente o período de 16 anos em que Angela Merkel administrou a maior economia da Europa. O líder do Partido Social-Democrata governará em uma coalizão com o Partido Verde e o Partido Democratas Livres.

No horário citado acima, a Bolsa de Londres subia 0,32%, mas Frankfurt caía 0,33% e Paris cedia 0,11%, enquanto Milão perdia 0,43%, Lisboa baixava 0,05% e Madri recuava 0,58%. No câmbio, o euro avançava a US$ 1,1284 e a libra se enfraquecia a US$ 1,3238.

Publicidade

*Com informações da Dow Jones Newswires