Últimas notícias

Bruno Serra: dinheiro colocado nas mãos das pessoas fez consumo reagir e commodities se recuperaram

  • "A pandemia do novo coronavírus levou um grande número de países a utilizar o espaço fiscal para colocar dinheiro na economia", disse o diretor de Política Monetária do Banco Central (BC)

(Estadão Conteúdo) – O diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Bruno Serra, avaliou há pouco a alta mais recente das commodities no mercado internacional, que gerou efeitos para o mercado global de câmbio. Segundo ele, o movimento pode ser separado em duas partes. Em primeiro lugar, conforme Serra, a pandemia do novo coronavírus levou um grande número de países a utilizar o espaço fiscal para “colocar dinheiro” na economia. “Os países desenvolvidos usaram o fiscal mais do que nós”, pontuou o diretor.

Segundo ele, com mais dinheiro nas mãos das pessoas, o consumo de produtos reagiu e os preços das commodities se recuperaram. A segunda explicação para o avanço das commoditites está ligada ao clima. “A questão climática também pesou nos grãos e foi para os preços”, afirmou. “A Arábia Saudita restringiu produção”, acrescentou, em referência aos cortes mais recentes na produção de petróleo, que impulsionaram os preços da commodity e o dólar ante outras moedas no mercado internacional.

Ao avaliar de forma geral o movimento do câmbio nos últimos meses, Bruno Serra lembrou que o Brasil passou pelo que outros países passaram durante a pandemia, com a saída de investimentos estrangeiros. Além disso, ele lembrou que em 2020 o Brasil enfrentou um “ajuste grande” de estoques cambiais ligados ao overhedge – o hedge (proteção) em excesso que bancos com operações no exterior carregavam e que precisou ser reduzido até o fim do ano. O ajuste do overhedge, conforme Bruno Serra, somou cerca de US$ 35 bilhões.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para evitar pressão adicional no câmbio, o BC promoveu operações cambiais no fim de 2020, permitindo a redução do overhedge. “Era um problema que vivíamos no mercado de câmbio brasileiro. Reduzir o estoque de overhedge é doloroso, mas vai trazer frutos no futuro”, defendeu. Bruno Serra participa hoje de evento virtual sobre “Conjuntura Econômica Brasileira”, organizado pela XP Investimentos.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos