Últimas

MCM estima deflação de 0,65% para IPCA em julho e de 0,10% em agosto

A projeção da consultoria para o IPCA em 2022 também foi alterada

MCM estima deflação de 0,65% para IPCA em julho e de 0,10% em agosto
(Foto: Evanto Elements)

A redução de R$ 0,20 no preço da gasolina nas refinarias, anunciada ontem pela Petrobras, deve retirar 0,21 ponto porcentual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre julho e agosto, calcula a MCM Consultores.

Com a mudança, o cenário da MCM passa a contemplar deflação, na margem, para os dois meses; de 0,65% em julho e de 0,10% em agosto. “Esse reajuste corresponde a uma queda de 4,93% no preço da gasolina. Foi a primeira desde dezembro passado”, diz a consultoria, em relatório. A MCM estima repasse ao consumidor final em torno de 60%, considerando também as recentes reduções de ICMS e PIS/Cofins.

A projeção da consultoria para o IPCA em 2022 também foi alterada, cedeu de 9,0% para 7,1%, e pode recuar para 6,8%, “assim que os Estados regulamentarem a questão da não incidência do ICMS sobre TUSD tarifa de uso do sistema de distribuição de energia”.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Para 2023, a projeção para inflação subiu de 5,2% para 5,8%, diante da perspectiva de reversão da zeragem dos tributos federais sobre os combustíveis, prevista para ocorrer no início do próximo ano. O porcentual já considera que parte do impacto da reversão deve ser compensado por menor inércia, decorrente da inflação mais baixa em 2022, segundo o relatório.