Investimentos

IR: restituição corrigida pela Selic beneficia os últimos lotes

Os pagamentos já estão encaminhados para o terceiro lote no próximo dia 29

IR: restituição corrigida pela Selic beneficia os últimos lotes
Restituição dos últimos lotes do imposto de renda terão correção da taxa Selic. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

(Roberta Picinin, especial para o E-Investidor) – No último mês de maio foi dada a largada para o primeiro ressarcimento da restituição do Imposto de Renda de 2022. Na próxima semana será liberado o terceiro lote da restituição, no dia 29 de julho.

Para aqueles que aguardavam a restituição antecipadamente, a perda será considerável. Quem deve lucrar mais são os contribuintes que ainda não receberam o valor ressarcido. “Em 2022 o cenário é favorável para quem recebe a restituição no último lote, uma vez que o IR é remunerado pela taxa Selic que possui projeção de fechar 2022 em 13,75% a.a., conforme relatório Focus do último dia 15″, diz Luis Fernando de Lima, COO Teddy Open Finance.

Em contrapartida, explica Lima, o índice oficial de inflação no Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), possui previsão de fechar o ano em alta de 7,54% a.a., diante desse cenário o contribuinte terá uma rentabilidade real positiva (Selic – IPCA) de 5,77% ao ano.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para quem recebeu a restituição antecipada, a recomendação dos especialistas é aproveitar a alta dos juros para investir. “Como a inflação está em 11%, o juro real ficou muito próximo do zero. No entanto, quem não conseguiu ter uma correção que levasse a um ganho real por ter recebido antecipadamente, a dica é aproveitar a restituição e investir”, afirma Carlos Castro, CEO da SuperRico. Você pode conferir aqui mais recomendações sobre o que fazer com a restituição do IR.

Segundo o CEO, investir de maneira conservadora em títulos de renda fixa com liquidez, CDBs, LCIs e LCAs, que são isentas de Imposto de Renda, ou fundos DI são boas opções por serem ativos de renda fixa que vão entregar resultados acima da Selic. “O investidor pode investir esse dinheiro e carregando ele por mais tempo fazendo com que cresça acima da inflação”, complementa Castro.