• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

‘O Bitcoin é um ativo alternativo semelhante ao ouro’, diz Ray Dalio

Em artigo publicado no LinkedIn, gestor de fundo de hedge mostra a sua visão sobre criptomoedas

Por E-Investidor

10/02/2021 | 5:00 Atualização: 09/02/2021 | 20:12

Ray Dalio, fundador da Bridgewater Associates e gestor do fundo de hedge mais bem-sucedido do mundo
Ray Dalio, fundador da Bridgewater Associates e gestor do fundo de hedge mais bem-sucedido do mundo

O investimento bilionário da Tesla, de Elon Musk, em Bitcoin mexeu ainda mais com a cotação da criptomoeda, que se aproximou do recorde de US$ 50 mil. Embora muitos argumentem que a valorização do Bitcoin não é uma bolha, há grande expectativa sobre a opinião dos grandes investidores globais sobre cripto ativos.

Leia mais:
  • Especialistas acreditam que o Bitcoin atingirá US$ 400 mil
  • Quem é Ray Dalio e como pegar carona em suas estratégias de investimento
  • 10 filmes e séries para entender Bitcoin e criptomoedas
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para enterrar todas as frases atribuídas a ele sobre Bitcoin, Ray Dalio, fundador da Bridgewater Associates e gestor do fundo de hedge mais bem-sucedido do mundo, escreveu o artigo O que eu realmente penso sobre o Bitcoin, no seu LinkedIn.

Dalio é sincero ao se colocar como um não especialista e em alertar o leitor sobre isso. Mas ele usa todo o seu conhecimento de História da Economia para tentar entender como será o futuro do Bitcoin e os seus riscos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Acompanhe, abaixo, a íntegra do texto de Ray Dalio:

“Estou escrevendo este texto para esclarecer o que penso sobre o Bitcoin. Por favor, preste atenção ao que estou dizendo aqui e não ao que os meios de comunicação dizem – porque isso é confiável! Estou descobrindo que aqueles que querem promover o Bitcoin (a maioria das pessoas) estão caracterizando-o de uma forma, enquanto aqueles que são contra (que são algumas almas assustadas encolhidas em um canto) estão caracterizando-o de outra forma. Como a maioria das coisas que comento, a realidade tem prós e contras e estou tentando ser o mais preciso possível para comunicar o que entendo sobre elas.

“Para reforçar, como não sou um especialista em Bitcoins ou criptomoedas, acredito que minhas opiniões não são valiosas o suficiente para serem confiáveis, então eu não deveria divulgá-las. Eu sei o quanto é preciso saber para ter uma opinião valiosa nos mercados, então não apostaria nas minhas próprias opiniões. Ainda assim, as pessoas exigem minha avaliação não especializada sobre Bitcoin. E esclarecer com minhas próprias palavras é melhor do que as distorções encontradas na mídia. Então, aqui vai, apresentado com o aviso para não confiar nela. A única coisa que peço a você é que leia o que escrevi aqui, em vez de prestar atenção às frases de efeito na mídia.

“Eu acredito que o Bitcoin é uma invenção e tanto. Ter inventado um novo tipo de dinheiro por meio de um sistema programado em um computador que funcionou por cerca de 10 anos, e está rapidamente ganhando popularidade como um tipo de dinheiro e uma reserva de riqueza, é uma realização incrível. Isto é como criar o sistema monetário existente baseado em crédito e, obviamente, um tipo de alquimia – ou seja, ganhar dinheiro com pouco ou nada. Tal como a obtenção de crédito que enriqueceu os banqueiros a partir dos Medicis por volta de 1350, o Bitcoin está tornando muito ricos os seus inventores e aqueles que o fizeram antes. E tem o potencial de tornar muito mais pessoas ricas e de perturbar o sistema monetário existente . Aqueles que o construíram e apoiaram o sonho de tornar esse novo tipo de dinheiro uma realidade, fizeram um trabalho fabuloso de sustentar esse sonho e transformar o Bitcoin (e também seus concorrentes análogos) em um ativo alternativo semelhante ao ouro.

Publicidade

“Não há muitos ativos alternativos semelhantes ao ouro neste momento de crescente necessidade deles (por causa de todas as dívidas e criações de dinheiro que estão em andamento e acontecerão no futuro). Em razão do que acontece no mundo, além de haver uma necessidade crescente de dinheiro ou de armazenamento de ativos de riqueza que são limitados em oferta, há também uma necessidade crescente de ativos que podem ser privados. Como não há muitos desses depósitos de ativos de riqueza semelhantes ao ouro que podem ser mantidos em privacidade – e porque os tamanhos de seus mercados são relativamente pequenos -, existe a possibilidade de que o Bitcoin e seus concorrentes possam preencher essa necessidade crescente. Parece-me que o Bitcoin conseguiu cruzar a linha de uma ideia altamente especulativa que poderia muito bem não estar por aí em um futuro próximo para provavelmente estar, sim, e ter algum valor no futuro. As grandes questões para mim são para que ele pode ser usado de forma realista e que quantidade de demanda terá. Uma vez que a oferta é conhecida, deve-se estimar a demanda para estimar seu preço.

“Devo esclarecer o que disse sobre seu suprimento. Embora o Bitcoin seja limitado no fornecimento, as moedas digitais não são limitadas no fornecimento porque novas surgiram e continuarão a surgir para competir. Então, o fornecimento de ativos semelhantes ao Bitcoin, e a competição, devem desempenhar um papel na formação de preços do Bitcoin e das demais criptomoedas. Na verdade, eu presumo que melhores virão e substituirão o Bitcoin porque é assim que a evolução de tudo funciona – ou seja, novas maneiras de fazer as coisas e coisas novas sempre substituíram e sempre substituirão as velhas maneiras de fazer as coisas. Uma vez que a forma como o Bitcoin funciona é fixa, ele não será capaz de evoluir e presumo que uma alternativa melhor será inventada, e ele deixado de lado. Eu vejo isso como um risco. Por essas razões, o argumento de “oferta limitada” não é tão verdadeiro quanto pode parecer, por exemplo, se Blackberries estivessem em oferta limitada, eles ainda não valeriam muito porque foram substituídos por concorrentes mais avançados. Ainda não sei a resposta sobre o por quê isso não é um risco, mas gostaria muito de corrigir minha ingenuidade.

“Ao mesmo tempo, admiro muito como o Bitcoin resistiu ao teste de 10 anos, não apenas nesse aspecto, mas também em como sua tecnologia tem funcionado tão bem e não foi hackeada. Ainda assim, para alguém que detém ativos digitais/cibernéticos em um momento em que o ataque cibernético é muito mais poderoso do que a defesa cibernética, o risco cibernético é um risco que não posso ignorar. Quando o Departamento de Defesa não pode proteger seus sistemas de serem hackeados, seria ingênuo ficar totalmente confortável com o fato de que ativos digitais não podem ser hackeados, o que é uma das vantagens dos ativos semelhantes ao ouro e é um dos riscos de todos os ativos financeiros. Na verdade, acho que há uma boa chance de algum dia vermos o sistema financeiro, que consiste principalmente de dígitos, se mostrar mais vulnerável a interrupções e/ou chantagem cibernética do que se reconhece agora. A propósito, essas coisas agora estão acontecendo em um ritmo crescente e podem ameaçar o valor dos ativos financeiros tradicionais. Estou destacando este aviso para você pegar ou largar como quiser. Embora reconheça que o Bitcoin pode ser mantido off-line por meio de “armazenamento frio”, entendo que seja difícil de fazer e que muito poucas pessoas realmente o fazem. Portanto, em geral, meu entendimento é que, em razão de o Bitcoin ser digital e conectado, ele não está protegido contra riscos cibernéticos para minha satisfação. Estou ansioso para ser corrigido.

“Como extensão do Bitcoin (e aqui a criptomoeda se estende aos seus concorrentes análogos) ser digital, estão as questões de quão privado ele é e o que o governo permitirá ou não que seja. Com relação à privacidade, parece que o Bitcoin provavelmente não será tão privado quanto algumas pessoas supõem. Afinal, um livro-razão público e uma quantidade significativa de Bitcoins é mantida de forma não privada. Se o governo (e talvez os hackers) quiser ver quem tem o quê, duvido que a privacidade possa ser protegida. Além disso, parece-me que se o governo quisesse se livrar de seu uso, a maioria dos que o usam não seria capaz de usá-lo, e a demanda por ele cairia. Em vez de ser rebuscado que o governo invadisse a privacidade e/ou impedisse o uso do Bitcoin (e de seus concorrentes), parece-me que quanto mais sucesso fizer, mais provável serão essas possibilidades. Começando com a formação do primeiro banco central (o Banco da Inglaterra em 1694), por boas razões lógicas, os governos queriam controle sobre o dinheiro para proteger sua capacidade de ter apenas dinheiro e crédito dentro de suas fronteiras. Quando eu a) me coloco no lugar de funcionários do governo; b) vejo suas ações e; c) ouço o que eles dizem, é difícil para mim imaginar que eles permitiriam que Bitcoin (ou ouro) fosse uma escolha obviamente melhor do que o dinheiro e o crédito que estão produzindo. Eu suspeito que o maior risco do Bitcoin é ter sucesso, porque se tiver sucesso, o governo tentará matá-lo e eles têm muito poder para ser bem-sucedido.

Publicidade

“No que diz respeito ao quadro de oferta e demanda, embora a oferta seja conhecida, a demanda no horizonte de tempo relevante de longo prazo (porque este é um ativo de longa duração) é difícil de saber, em grande parte pelos motivos que mencionei. Por exemplo, uma vez que vejo o Bitcoin como um ativo alternativo semelhante ao ouro, pedi a Rebecca Patterson e outros no Bridgewater para fazer alguns cálculos para saber o valor das participações privadas de ouro e, em seguida, tomar as porcentagens dessas participações e assumir que foram mudadas para Bitcoin, como diversificação desse tipo de participação. A título de exemplo, o que aconteceria se 10% ou 20% ou 30% ou 40% ou 50% das participações privadas de ouro fossem transferidas para Bitcoin, ou se 10% ou 20% daqueles que mineraram Bitcoin e embarcaram quisessem diversificar para outros ativos, como ouro e ações, ou se o governo quisesse proibir seu uso, ou se etc … como seriam esses cenários? Eles pintam um quadro altamente incerto (o relatório completo está aqui). É por isso que para mim o Bitcoin parece uma opção de longa duração em um futuro altamente desconhecido no qual eu poderia colocar uma quantia de dinheiro que não me importaria de perder cerca de 80%.

“É assim que o Bitcoin parece ser para este não especialista. Estou ansioso para ser corrigido e para aprender mais. Por outro lado, acredite quando digo que eu e meus colegas da Bridgewater estamos nos concentrando intensamente em reservas alternativas de ativos de riqueza.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Bitcoin
  • Criptomoeda
  • Ouro
  • Ray Dalio
Cotações
09/12/2025 18h56 (delay 15min)
Câmbio
09/12/2025 18h56 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    XP e BTG podem ser responsabilizados pela venda dos CDBs do Master?

  • 2

    Quando começar a investir para a aposentadoria? Especialistas mostram como construir renda para viver bem após os 60

  • 3

    Ibovespa hoje fecha em alta com efeito “Flávio Bolsonaro 2026” e ‘Super Quarta’ no radar

  • 4

    B3 lança aplicativo com gráficos, extratos e notícias personalizadas para o investidor

  • 5

    Ibovespa fecha em leve queda com “efeito Flávio Bolsonaro” e Copom no radar

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Benefício de aposentados pode ter reajuste em 2026?
Logo E-Investidor
Benefício de aposentados pode ter reajuste em 2026?
Imagem principal sobre o INSS: novo calendário de pagamento abre ainda em dezembro de 2025
Logo E-Investidor
INSS: novo calendário de pagamento abre ainda em dezembro de 2025
Imagem principal sobre o Metrô de SP: quais cartões de crédito são aceitos nas catracas?
Logo E-Investidor
Metrô de SP: quais cartões de crédito são aceitos nas catracas?
Imagem principal sobre o Qual parte da Warner foi adquirida pela Netflix?
Logo E-Investidor
Qual parte da Warner foi adquirida pela Netflix?
Imagem principal sobre o Gás do Povo: quantas famílias serão atendidas na primeira etapa?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: quantas famílias serão atendidas na primeira etapa?
Imagem principal sobre o Metrô de SP: quantas viagens podem ser feitas com cartão de crédito?
Logo E-Investidor
Metrô de SP: quantas viagens podem ser feitas com cartão de crédito?
Imagem principal sobre o Resultado da Quina: HORÁRIO ALTERADO HOJE (08); saiba que horas será o sorteio
Logo E-Investidor
Resultado da Quina: HORÁRIO ALTERADO HOJE (08); saiba que horas será o sorteio
Imagem principal sobre o Feriados 2026: veja os dias e se podem emendar
Logo E-Investidor
Feriados 2026: veja os dias e se podem emendar
Últimas: Investimentos
Taxas do Tesouro Direto disparam em meio a temor sobre “candidatura irreversível” de Flávio Bolsonaro
Investimentos
Taxas do Tesouro Direto disparam em meio a temor sobre “candidatura irreversível” de Flávio Bolsonaro

Tesouro IPCA+2029 tem a maior taxa em 30 dias com aumento da aversão a risco; entenda

09/12/2025 | 14h17 | Por Jenne Andrade
Imóveis quitados vão a leilão para pagar investidores de CRIs; entenda o caso
Investimentos
Imóveis quitados vão a leilão para pagar investidores de CRIs; entenda o caso

Construtora Infinita atribui dívida à suposta ingerência da Cartesia Capital e Habitasec; Procuradas, Habitasec afirma que incorporadora não repassou os recursos dos imóveis quitados, enquanto Cartesia Capital diz não ter mais participação direta nos CRIs

09/12/2025 | 09h48 | Por Daniel Rocha
XP e BTG podem ser responsabilizados pela venda dos CDBs do Master?
Investimentos
XP e BTG podem ser responsabilizados pela venda dos CDBs do Master?

E-Investidor apurou que a XP e BTG Pactual venderam mais de R$ 32,7 bilhões em CDBs do Master. Procurados, corretora e banco não quiseram comentar

09/12/2025 | 05h30 | Por Daniel Rocha
Onde investir em 2026: XP aposta em renda fixa, vê valorização na Bolsa e lista ações favoritas
Investimentos
Onde investir em 2026: XP aposta em renda fixa, vê valorização na Bolsa e lista ações favoritas

Casa enxerga 2026 como um ano de transição, marcado pela busca de equilíbrio entre captura de oportunidades e gestão de riscos

08/12/2025 | 18h14 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador