

A semana começou instável para as ações da Petrobras. Na manhã desta segunda-feira (20) as negociações dos papéis da companhia foram suspensas após o comunicado de renúncia de José Mauro Coelho do cargo de presidente da empresa, informou a B3. Coelho tomou posse na presidência da estatal no dia 14 de abril, mas foi demitido no último dia 23 pelo presidente Jair Bolsonaro e seguia no cargo devido aos trâmites internos para a sua substituição.
O atual secretário do ministério da Economia, Caio Paes de Andrade, é o nome mais cotado e preferido pelo governo para assumir o cargo. Enquanto isso, o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Fernando Borges, ficará como presidente interino.
Devido a crise de governança, as ações da Petrobras registraram quedas de 3% nos primeiros minutos do pregão, mas logo reduziram o ritmo ao apresentarem recuo de 2,1% para as ações ordinárias e de 2% para as ações preferenciais. No entanto, o “alívio” na desvalorização não foi o suficiente. Por volta das 10h37, a B3 informou que as negociações dos papéis foram suspensas devido ao pedido de renúncia de José Mauro Coelho.
Publicidade
O comunicado foi divulgado ao mercado por meio de fato relevante nesta manhã. “A nomeação de um presidente interino será examinada pelo Conselho de Administração da Petrobras a partir de agora”, informou a estatal em nota à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A suspensão das negociações também ajudou para a queda no desempenho do Ibovespa, já que a companhia representa quase 12% na composição do índice. Por volta das 11h, o IBOV sofria uma queda de 1% e sendo negociado abaixo dos 99 mil pontos.
Com informações da Agência Estado
Publicidade