O que este conteúdo fez por você?
- Presidente do FED comentou que não é possível garantir quando haverá a chamada "imunidade de rebanho" para a covid-19, possibilitando uma reabertura total da economia
- Questionado sobre o apoio fiscal, Powell lembrou que cabe aos funcionários eleitos - o presidente e os legisladores - decidir sobre esse assunto
(Estadão Conteúdo) – O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, advertiu hoje que há “riscos de baixa” para a economia dos Estados Unidos, no quadro atual. Durante evento virtual do Clube Econômico de Nova York, Powell comentou que não é possível garantir quando haverá a chamada “imunidade de rebanho” para a covid-19, possibilitando uma reabertura total da economia.
Powell disse que, a partir de declarações de especialistas do setor de saúde, tem como cenário-base que esse controle da pandemia pode ocorrer em meados deste ano, mas ressaltou que existem incertezas e que isso não é garantido.
Nesse contexto, o presidente do Fed descartou qualquer interesse neste momento dos dirigentes em conduzir uma redução no balanço do banco central. “O balanço do Fed terá o tamanho que tiver de ter para apoiar a recuperação”, ressaltou. Ele também disse que não há preocupação no BC sobre a capacidade do governo americano se financiar.
Publicidade
Questionado sobre o apoio fiscal, Powell lembrou que cabe aos funcionários eleitos – o presidente e os legisladores – decidir sobre esse assunto. Anteriormente, Powell havia mencionado o papel “essencial” da política fiscal, neste momento.