

Receber a restituição do Imposto de Renda é sempre uma boa notícia. Para milhões de brasileiros, o valor pode representar um respiro no orçamento ou até a chance de tirar planos antigos do papel. Mas o que fazer com esse dinheiro extra?
Publicidade
Receber a restituição do Imposto de Renda é sempre uma boa notícia. Para milhões de brasileiros, o valor pode representar um respiro no orçamento ou até a chance de tirar planos antigos do papel. Mas o que fazer com esse dinheiro extra?
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Gastar tudo em algo imediato pode até parecer tentador, mas especialistas alertam: usar o valor de forma estratégica faz toda a diferença no futuro.
Segundo orientações da matéria do E-Investidor, existem caminhos práticos e seguros para aplicar essa quantia. Veja abaixo quatro destinos inteligentes para a sua restituição:
Se você tem dívidas em aberto, esse é o momento ideal para se livrar delas. Priorize aquelas com os juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial. Quitar ou renegociar esses débitos pode gerar uma economia significativa ao longo do tempo, além de trazer mais tranquilidade financeira.
Se as contas estão em dia, aproveite para construir uma reserva de emergência. Esse valor funciona como um “colchão financeiro” para imprevistos e deve cobrir de 6 a 12 meses do seu custo de vida.
Publicidade
A recomendação é aplicar esse dinheiro em opções seguras, com liquidez diária e rendimento. Boas escolhas incluem CDBs com liquidez imediata, contas digitais remuneradas ou títulos do Tesouro Selic.
Se você já tem uma reserva montada, pode usar a restituição para investir. Neste caso, pense em objetivos futuros: a compra de um imóvel, a aposentadoria ou até uma viagem.
Com os juros ainda em patamares elevados, há boas oportunidades em renda fixa, como o Tesouro Direto, ou até mesmo em fundos e ações, desde que o perfil de risco seja respeitado.
Quer fazer uma pequena reforma? Trocar o celular? Viajar? Nada impede que você use parte da restituição para realizar algum desejo, contanto que isso esteja dentro do seu planejamento. Uma boa dica é aplicar parte do valor e usar outra parte com mais liberdade, assim, você equilibra prazer e responsabilidade.
O pagamento da restituição está previsto em acontecer em cinco lotes. A Receita Federal já iniciou o pagamento do Imposto de Renda 2025 no mês de maio. E nesta quarta-feira (24) iniciou a consulta do 3º lote da restituição, que está programado para ser pago no dia 31 de julho.
A consulta a sua restituição pode ser feita no site oficial da Receita Federal, acessando a área “Meu Imposto de Renda” > “Consultar Restituição”.
Colaboração: Renata Duque.
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador