Publicidade

Radar da Imprensa

Como sobreviver ao calor sem gastar uma fortuna: 7 alternativas ao ar-condicionado

Com uma das contas de luz mais cara do mundo, equilibrar os gastos é um grande desafio

Como sobreviver ao calor sem gastar uma fortuna: 7 alternativas ao ar-condicionado
7 alternativas ao ar-condicionado. Foto: Adobe Stock

Com a chegada dos dias mais quentes, o uso do ar-condicionado torna-se uma tentação, mas o aumento no consumo de energia elétrica pode pesar no bolso. Nos últimos anos, as contas de luz vêm registrando altas significativas, impactando o orçamento de muitas famílias.

Diante desse cenário, buscar alternativas mais econômicas para manter uma casa fresca é uma estratégia inteligente e sustentável. Confira 7 opções simples que ajudam a amenizar o calor sem aumentar os gastos com energia.

7 alternativas mais econômicas ao ar-condicionado

1. Cortinas isolantes

A entrada direta da luz solar pelas janelas é uma das maiores fontes de calor em casa. Para reduzir esse impacto, as cortinas blackout isolantes são uma solução eficiente.

Segundo o Estadão Recomenda, elas são capazes de bloquear até 99% da luz solar, esses modelos ajudam a manter os ambientes mais frescos, tornando-se especialmente úteis em quartos e salas.

2. Troque as lâmpadas incandescentes por LED

Lâmpadas incandescentes geram muito calor, agravando o desconforto nos dias quentes. A troca por lâmpadas de LED, que possuem baixa radiação infravermelha e menor carga térmica, reduz a sensação de calor e ainda ajuda a economizar na conta de energia.

3. Plantas

Além de embelezar os ambientes, algumas plantas ajudam a refrescar o ar. Espécies como samambaias e lírios-da-paz liberam umidade por meio de suas folhas, contribuindo para um clima mais agradável.

4. Ventilador

O ventilador é uma alternativa econômica e eficiente para refrescar uma casa. Posicionar o equipamento próximo a uma janela para maximizar a circulação do ar e eliminar o ar quente, promovendo uma brisa mais agradável.

5. Climatizadores

Mais econômicos que o ar-condicionado, os climatizadores resfriam o ar por meio da evaporação da água, sendo especialmente eficazes em climas secos. Eles também aumentam a umidade do ambiente, tornando o ar mais confortável.

6. Roupas de cama leves e respiráveis

No quarto, o calor pode ser minimizado com o uso de roupas de cama de algodão. Este tecido leve e travesseiro melhora a circulação do ar e evita o acúmulo de calor. Apostar em cores claras também ajuda a refletir a luz e a manter uma temperatura mais agradável durante o sono.

7. Exaustor para eliminar o calor na cozinha

A cozinha pode se tornar um foco de calor durante o preparo das refeições. Um exaustor instalado sobre o fogão ajuda a eliminar o ar quente e a umidade, impedindo que o calor se espalhe para o restante da casa

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Com essas alternativas, é possível enfrentar o calor de maneira prática e econômica, mantendo sua casa fresca sem recorrer ao ar-condicionado. No entanto, se você ainda optar por usá-lo em momentos mais críticos, combine essas dicas para reduzir o tempo de uso e, consequentemente, os custos na conta de luz.

Colaborou: Renata Duque.