![Logo E-Investidor](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/themes/e-investidor/assets/v2/imgs/navbar/logo.webp)
![Acompanhante de passageiros com diabetes. Foto: Adobe Stock](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/acompanhante-passageiros-diabetes-podem-ter-direito-desconto-voos_100220252540.jpg-710x473.webp)
Viajantes com diabetes do tipo 1 podem contar com benefícios especiais ao viajar de avião, incluindo assistência durante o voo e até mesmo descontos para acompanhantes. Conforme determinado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os acompanhantes podem ter desconto de 80% na passagem.
As regras fazem parte da resolução 280/2013, que garante facilidades para passageiros com deficiência ou necessidades médicas específicas.
Segundo a ANAC, para ter direito ao benefício, é necessário que o passageiro com diabetes tenha necessidade de assistência constante durante o voo, como no caso de pessoas que necessitam de injeções diárias de insulina e podem ter episódios de hipoglicemia graves.
Como solicitar o desconto para acompanhantes de pacientes com diabetes?
- Solicite com antecedência à companhia aérea sobre sua condição no momento da compra da passagem;
- Preencha o Formulário de Informação Médica (MEDIF) com auxílio de um médico;
- Envie o MEDIF e o laudo médico para a companhia aérea com pelo menos 48 horas de antecedência.
Vale destacar que o acompanhante precisa ser maior de 18 anos, estar apto a prestar auxílio ao passageiro, deve viajar no mesmo voo e classe.
Como garantir seus direitos ao desconto para acompanhantes de pacientes com diabetes?
Caso uma companhia aérea se recuse a fornecer assistência ou concessão de desconto para o acompanhante, o passageiro com diabetes poderá registrar uma permissão junto à ANAC e, se necessário, buscar apoio judicial.
Publicidade
Colaborou: Renata Duque.