O empréstimo consignado é uma linha de crédito em que as pessoas contratam os serviços do banco e as parcelas são descontadas diretamente no contracheque, holerite ou benefício.
Leia também
É necessário ter cautela na hora de contratar essa linha de crédito, já que o descontrole financeiro pode ser maior, em razão das dívidas serem descontadas diretamente da fonte de renda.
Além disso, é recomendado ter um estudo de qual banco será o melhor para oferecer o crédito consignado, pois as taxas de juros podem variar dependendo da instituição financeira.
Publicidade
Segundo um levantamento do Instituto de Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) em junho, o último mês com amostra disponível, as taxas de juros praticadas no crédito consignado podem variar mais de 100% em São Paulo.
O banco que ofereceu juros mais baixos no empréstimo consignado para funcionários de empresas privadas no último período de 12 meses foi a Caixa Econômica Federal, de 2,49% ao mês, enquanto o Itaú ficou com o mais caro, de 4,96% ao mês, uma diferença de 99%.
Já para o empréstimo consignado para servidores públicos, o Itaú tem o crédito mais barato, de 1,54% por mês, enquanto o Bradesco oferece o mais caro, de 4,00% ao mês, uma diferença de 159%.
Para os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Banco do Brasil tem o crédito mais barato, com juros de 1,87% ao mês, enquanto o mais caro ficou com Bradesco, Itaú e Safra, todos com 1,97% ao mês.
Publicidade
Vale destacar que apenas alguns grupos podem contratar esse tipo de crédito:
- Trabalhadores com carteira assinada de empresas privadas;
- Servidores públicos (ativos, inativos e pensionistas);
- Militares das Forças Armadas (ativos, inativos e pensionistas);
- Aposentados e pensionistas do INSS;
- Contemplados com o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Para saber mais detalhes, leia a matéria completa aqui
(Colaborou Beatriz Castro)