Com as recentes variações do dólar, muitos investidores estão preocupados com os seus rendimentos. No entanto, há maneiras de se proteger da atual alta da moeda, que está sendo cotada a R$ 5,48 nesta segunda-feira (8).
Leia também
Conforme o blog Bora Investir, da B3, um dos segredos é a diversificação. É importante ter uma carteira de investimento diversificada e, mesmo com a alta, manter uma parte de seus investimentos alocada na moeda, que é consederada historicamente mais forte que o real.
Além disso, existem outras maneiras de proteger seu dinheiro neste momento. Confira abaixo 6 soluções, de acordo com o blog do banco C6:
- Ações de empresas exportadoras:
Uma alternativa para proteger o seu dinheiro da oscilação do dólar são as ações de empresas exportadoras, que produzem com custos em reais e vendem em dólar, beneficiando-se da alta da moeda. Alguns exemplos: Vale (VALE3), Klabin (KLBN11), Marfrig (MRFG3), Gerdau (GGBR4) e outras;
- Fundo cambial:
Os fundos cambiais são produtos de investimento que exploram as oscilação de uma ou mais moedas estrangeiras e acompanham a valorização da moeda internacional. Por esse motivo, eles não são afetados negativamente com a alta do dólar.
- ETF de Índices internacionais:
Outra possibilidade de se proteger da oscilação do dólar, são os ETFs de índices internacionais. Tais fundos replicam índices internacionais sem a necessidade de um gestor escolher ações. Exemplos: IVVB11 (S&P 500), NASD11 (Nasdaq);
- BDR de empresas estrangeiras
A compra de BDRs (Brazilian Depositary Receipts), que são recibos de ações estrangeiras vendidos pela B3, também é uma opção para evitar que seus investimentos sejam prejudicados.
- Fundos Multimercado
Os Fundos Multimercados costumam ser atalhos convenientes para quem está em busca de diversificação nos investimentos. Nesta modalidade, gestores têm liberdade para balancear a carteira com diferentes ativos.
- Poupança em moeda estrangeira
Por fim, outra possibilidade é apostar na poupança em dólares ou euros via Conta Global do C6 Bank, onde o câmbio é feito de forma rápida e simples.
Mas, afinal, por que investir em dólar neste momento?
Quem investe no dólar em alta pode futuramente ganhar com essa valorização, mas isso não significa que, quando a moeda americana perde valor, é preciso se desfazer dessas posições. Ter uma parcela da carteira em ativos dolarizados pode funcionar como um mecanismo de proteção.
Publicidade
“Se alguma coisa negativa acontece no Brasil, todos os ativos [locais] são impactados de alguma maneira”, diz Isabela Bessa, economista especialista em investimentos offshore da Warren Investimentos.
Nesse momento, ter ativos estrangeiros pode ajudar a contrabalançar o movimento, assim como atualmente, ter uma carteira diversificada ajuda a equilibrar.
“Quando a gente traz um pouco de exposição internacional para dentro da carteira, começa a ver rentabilidade maior e menor volatilidade”, conclui Bessa.
A especialista sugere neste momento fazer o investimento em partes, ou seja, em vez de investir uma quantia significativa de uma só vez, o ideal é distribuir os investimentos ao longo do tempo.
Publicidade
“Não se sabe para onde o dólar vai. Então, a melhor estratégia para se beneficiar de todos esses movimentos é a construção de um preço médio”, explica Isabela.
Colaborou: Renata Duque.