Radar da Imprensa

Ações voando! Corretores da bolsa de Hong Kong estão vivendo euforia histórica; entenda

O mercado de ações em Hong Kong vive fase histórica com sinais de superaquecimento

Ações voando! Corretores da bolsa de Hong Kong estão vivendo euforia histórica; entenda
Ações voando! Corretores da bolsa de Hong Kong estão vivendo euforia histórica; entenda Foto: Adobe Stock

Os corretores da bolsa de Hong Kong estão enfrentando um dos momentos mais intensos de suas carreiras. Um profissional com mais de 30 anos de experiência no mercado descreveu a recuperação súbita da cidade como um evento raro, algo que “ocorre uma vez em um século”. Essa mudança está sendo impulsionada pelos recentes pacotes de estímulo econômico promovidos pelo governo chinês, que têm alavancado o desempenho das empresas locais.

Conforme informações da Bloomberg, Edmund Hui, diretor executivo da Bright Smart Securities, uma das maiores corretoras da cidade, relatou que a empresa vivenciou um aumento expressivo na abertura de contas. Segundo ele, a demanda cresceu de maneira tão acelerada que muitos funcionários, especialmente aqueles no atendimento ao cliente, precisaram cancelar férias e agora trabalham em regime de plantão, atendendo 24 horas por dia para dar conta do volume inédito de consultas.

A situação não se limita à Bright Smart. Diversas corretoras em Hong Kong estão passando por um momento de euforia, refletido no aumento das negociações de ações chinesas. A Tiger Brokers, uma plataforma bastante utilizada por investidores de varejo, informou que registrou um aumento de 73% na abertura de contas na última semana.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

No entanto, esse aumento abrupto no interesse dos investidores também trouxe à tona sinais de um possível superaquecimento em partes do mercado. Algumas ações de menor valor, conhecidas como “penny stocks“, tiveram alta de mais de 400% em apenas um dia. Além disso, várias construtoras que estavam inadimplentes viram seus papéis dobrarem de valor. Apesar desse frenesi, ainda não há sinais claros de que os investidores estejam perdendo o apetite, afirma o jornal.

Na última quarta-feira (2), o volume de negociações chegou a HK$ 434 bilhões (cerca de US$ 55,9 bilhões), ligeiramente abaixo do recorde registrado na segunda-feira (30), com as ações alcançando níveis não vistos em anos. A movimentação intensa foi tanta que alguns sistemas de corretoras e bancos ficaram sobrecarregados, dificultando o acesso de clientes aos aplicativos de negociação, segundo informações da mídia local.

Kenny Wen, estrategista de investimentos da KGI Asia, acredita que o volume de negociações deverá permanecer alto nos próximos meses, impulsionado pelo otimismo dos investidores.

O principal índice de ações de Hong Kong, o Hang Seng, disparou 6,2% na quarta-feira (2), enquanto o Hang Seng China Enterprises subiu 7,1%. O índice CSI 300, que reflete o desempenho das ações chinesas, entrou oficialmente em uma tendência de alta no início da semana, antes do início de um feriado prolongado.

Ainda de acordo com a Bloomberg, esses ganhos tornaram as ações chinesas as mais lucrativas do mundo em 2024, um cenário bem diferente dos últimos anos, quando a economia chinesa enfrentava dificuldades e o setor imobiliário estava em crise. Agora, investidores estão confiantes de que a alta no mercado ainda tem espaço para crescer.

Publicidade

Nos Estados Unidos, o índice Nasdaq Golden Dragon, que acompanha as ações chinesas listadas na bolsa americana, subiu 2,4% na quarta-feira, acumulando um ganho de 25% nos últimos cinco dias.

Linda Lam, responsável pela consultoria de ações da Union Bancaire Privée, mencionou que os fundos internacionais estão discutindo se devem ajustar suas posições em relação às ações chinesas.

Apesar da recuperação, a volatilidade do mercado tem desafiado muitos investidores. Daisy Li, gestora de fundos da EFG Asset Management, observou que a velocidade da recuperação tem dificultado o trabalho de investidores de longo prazo, que encontram dificuldades para acompanhar e aumentar suas posições

Esse movimento do índice Hang Seng foi o mais expressivo desde novembro de 2022, quando o fim das políticas de Covid zero na China deu novo fôlego ao mercado de ações. Para alguns especialistas, a situação atual lembra a corrida de 2015, quando uma onda de compras levou a uma alta desenfreada tanto em Hong Kong quanto na China continental.

No entanto, a euforia daquele período acabou em um colapso no meio do ano, com as ações em Hong Kong perdendo metade de seu valor em um intervalo de nove meses.

Publicidade

Agora, o desafio é entender se essa nova fase de crescimento em Hong Kong será mais sustentável ou se o mercado pode repetir o comportamento cíclico de bolhas anteriores.

Colaborou: Gabrielly Bento.