Publicidade

Investimentos

‘É uma bomba’: Pablo Spyer comenta Trump com covid-19 e impactos no Ibovespa

Presidente dos EUA confirmou seu diagnóstico, e a notícia gerou apreensão nos mercados

‘É uma bomba’: Pablo Spyer comenta Trump com covid-19 e impactos no Ibovespa
Presidente norte-americano, Donald Trump (Chris Kleponis/EFE)
  • Donald Trump confirmou seu diagnóstico de covid-19, e a notícia gerou apreensão, já que a eleição presidencial dos Estados Unidos ocorre daqui a 32 dias, em 3 de novembro
  • Diante deste cenário, o Ibovespa também pode ser impactado nas próximas semanas. Pablo Spyer, diretor estatutário da Mirae Asset, lembra que a B3 costuma acompanhar as movimentações das bolsas norte-americanas

As bolsas internacionais abriram em baixa, nesta sexta-feira (2), depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, confirmou seu diagnóstico de covid-19. A notícia gerou apreensão, já que a eleição presidencial dos Estados Unidos ocorre daqui a 32 dias, em 3 de novembro. Trump tem 74 anos de idade, o que o coloca no grupo de risco da doença, que já matou mais de um milhão de pessoas no mundo.

Diante deste cenário, o Ibovespa também pode ser impactado nas próximas semanas. Pablo Spyer, diretor estatutário da Mirae Asset, lembra que a B3 costuma acompanhar as movimentações das bolsas norte-americanas. Contudo, ele indica que, por enquanto, nesta sexta, a bolsa brasileira não está seguindo as quedas internacionais.

“Deveria ter relação positiva, mas a bolsa no Brasil está no zero a zero, talvez porque o País tem vivido muita turbulência. Então, hoje, não está pegando tanto essa queda.”, diz Spyer.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Com quadro inicial de menor apetite por risco, as bolsas europeias abriram em queda. Por volta das 6h40 (de Brasília), o Stoxx 600 recuava 0,37%, a 360,47 pontos. Porém, no encerramento, o índice pan-europeu se recuperou e avançou 0,25%, a 362,69 pontos.

No Japão, o índice Nikkei fechou em baixa de 0,67%, em 23.029,90 pontos, com investidores em Tóquio atentos a eventuais mudanças no quadro político em Washington, durante a corrida presidencial, e também na postura de Trump sobre a covid-19. A notícia fortaleceu o iene, o que tende a pressionar ações de exportadoras japonesas.

Mercados na China, em Hong Kong, em Taiwan e na Coreia do Sul estavam paralisados por causa de feriados.

Abaixo, confira a entrevista com o diretor da Mirae Asset, sobre possíveis impactos das eleições dos Estados Unidos para a Bolsa e os investimentos brasileiros.

E-Investidor: A notícia de que Trump está com covid-19 trouxe aversão ao risco e já vemos uma cautela nas bolsas estrangeiras. Como essa notícia pode afetar a bolsa brasileira e por quê?

Publicidade

Pablo Spyer: O Brasil tem correlação com as principais bolsas do mundo. As principais bolsas que afetam o Brasil são as dos EUA e da China. Geralmente, quando caem lá, caem aqui anos. A notícia é uma bomba. O presidente é grupo de risco. A bolsa brasileira não está caindo muito por enquanto. Deveria ter relação positiva, mas a bolsa está no zero a zero aqui, porque a gente tem vivido muita turbulência. Então, hoje não está pegando tanto aqui a queda.

E-Investidor: Avalia que esse cenário negativo pode atingir a bolsa no decorrer do dia?

Pablo Spyer: Pode mudar, mas aparentemente não irá. Aqui a bolsa não teve correlação hoje, talvez por ser muito local. Se fosse algo maior, como, por exemplo, o fechamento do comércio por conta do coronavírus, talvez influenciasse.

E-Investidor: Os investidores brasileiros estão preocupados com uma segunda onda de casos de covid-19, mas têm mostrado maior atenção às eleições norte-americanas. Qual pode ser o efeito real do resultado da eleição no Ibovespa?

Pablo Spyer: Se o Biden ganhar, as bolsas podem cair, realizar um pouco e isso pode derrubar o Ibovespa. A expectativa de Wall Street é que, se Biden ganhar, a bolsa cai. Trump é o candidato de Wall Street. É um candidato mais pró-impressão de dinheiro, não quer que a bolsa caia. Mas se ele ganhar, ele pode mudar esse perfil. Hoje ele fala uma coisa, mas se ganhar pode mudar o discurso.

Publicidade

E-Investidor: O dólar tem sofrido com alta volatilidade nos últimos dias. Na reta final de 2020, as eleições americanas devem manter a moeda em alta no mercado?

Pablo Spyer: A alta do dólar ocorre em momentos de aversão a risco. Se as previsões forem de derrota do Trump, o dólar deve subir. Os investidores vão vender ativos de bolsa e comprar os de maior segurança. O dólar ainda é o ativo financeiro mais seguro do mundo. O estrangeiro, sobretudo o norte-americano, só se sente seguro quando o dinheiro está em dólar ou em ouro, mais na moeda que no metal precioso. Se tiver a aversão a risco e o Trump perder, muito provavelmente o dólar vai subir. Essa é a expectativa do mercado.

E-Investidor: Além da bolsa, é possível que outros tipos de investimentos sejam impactados pelo resultado da eleição norte-americana?

Pablo Spyer: O impacto é mais na bolsa mesmo. E os ativos que estão correlacionados com os Estados Unidos podem sofrer. Os BDRs americanos de Apple, Amazon e Facebook podem cair. Os ETFs norte-americanos listados em bolsa também podem sofrer. Além disso, moedas como o real podem ser impactadas.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos