Radar da Imprensa

DPVAT é um imposto ou seguro?

Aprovado projeto para recriação do DPVAT

DPVAT é um imposto ou seguro?
DPVAT: é um Imposto ou Seguro? Foto: Envato Elements

Neste mês, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar 233/23, que visa recriar o DPVAT, o texto agora aguarda avaliação do Senado.

Essa medida, mantém a Caixa Econômica Federal na gestão do fundo para indenizações, levanta questões sobre a natureza do DPVAT: seria este um imposto ou um seguro?

O DPVAT, sigla para Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres, é um seguro nacional obrigatório para veículos terrestres criado em 1974 para amparar vítimas de acidentes de trânsito em território nacional, independentemente de culpados.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Desde 2021, os proprietários de veículos estavam dispensados do pagamento deste seguro, que era cobrado com o Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA).

No entanto, o PLP 233/23 propõe o retorno da cobrança, agora sob o nome de Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidente de Trânsito (SPVAT).

As mudanças propostas incluem indenização por morte, invalidez permanente e despesas médicas não cobertas pelo SUS. Além disso, o projeto prevê que o não pagamento do prêmio do seguro, irá gerar uma multa por infração grave e impeça o licenciamento anual, transferência ou baixa do veículo.

O valor do prêmio do novo seguro será definido pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), podendo variar por categoria tarifária do veículo. A possibilidade de cobrança conjunta com a taxa de licenciamento anual também é mencionada.

Colaborou: Renata Duque.

Publicidade