Em uma iniciativa conjunta, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e seus bancos associados alertam a população sobre um novo golpe que tem se tornado frequente: o golpe do falso investimento.
Leia também
Nesta ação, estelionatários utilizam vários artifícios para convencer vítimas a realizarem investimentos com promessas de retornos excepcionalmente altos. Ao atrair as pessoas, elas são induzidas a investir grandes quantias em esquemas fraudulentos, às vezes utilizando a tática do “golpe da pirâmide“, incentivando indicações de novos investidores.
Em alguns casos, os golpistas iniciam com investimentos baixos, pagando valores aos clientes para criar credibilidade. Posteriormente, pressionam por investimentos maiores, bloqueando as vítimas após conseguirem quantias significativas.
Publicidade
“Sempre desconfie de promessas de rendimentos ou retornos muito acima daqueles praticados no mercado. Pesquise e verifique se a instituição é autorizada a operar, evitando fechar negócios precipitadamente”, destaca Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban em nota divulgada.
Além de campanhas educativas, os bancos estão investindo cerca de R$ 3,5 bilhões anualmente em sistemas de tecnologia da informação voltados para segurança.
A Febraban recomenda que às vítimas notifiquem imediatamente seus bancos para a adoção de medidas adicionais de segurança. A rapidez na comunicação aumenta as chances de recuperação do valor junto a outros bancos. Também é aconselhável registrar um boletim de ocorrência para auxiliar nas investigações policiais.
Colaboração: Renata Duque.
Publicidade