Mesmo não tendo vivenciado a época do Plano Collor, feito pelo ex-presidente Fernando Collor, muitas pessoas podem ter direito a receber o dinheiro confiscado de poupanças naquela época.
Há mais de 30 anos existem diversos processos judiciais tramitando nos tribunais, por isso, muitos cidadãos acabaram falecendo no decorrer do período sem ver a cor de seu dinheiro novamente. Porém, os herdeiros e inventariantes (cônjuge, filhos, pais e parentes colaterais até 4˚ grau) têm direito a receber o dinheiro.
Como saber se você tem direito a receber o dinheiro confiscado por Collor?
Publicidade
Para descobrir se você tem direito a receber o valor, é preciso entrar no site do Tribunal de Justiça do seu Estado e clicar em “consulta de processos”, depois colocar nome e o número do CPF do autor do processo. De acordo com a Frente Brasileira pelos Poupadores (Febrapo), na maioria dos casos a consulta é totalmente gratuita.
Se não for possível consultar dessa forma, a Febrapo aconselha comparecer presencialmente em um Fórum da sua cidade e buscar por informações no “setor de distribuição e consulta de processos”.
Caso seja constatado que você é herdeiro de um processo, será necessário entrar agora, como parte legítima na ação judicial. Essa ação só é possível com o auxílio de um advogado para conduzir o processo. O profissional vai reunir todos os documentos necessários para regularizar a situação.
Nesta matéria, você encontra mais detalhes de como receber o dinheiro, caso tenha direito.