

Na hora de realizar uma compra, muitos consumidores ficam em dúvida sobre qual é a melhor forma de pagamento: à vista ou parcelado?
Publicidade
Na hora de realizar uma compra, muitos consumidores ficam em dúvida sobre qual é a melhor forma de pagamento: à vista ou parcelado?
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Embora ambos os métodos tenham suas vantagens, a escolha depende de vários fatores, conforme blog do Banco Mercantil, como: controle financeiro, capacidade de pagamento e até mesmo o tipo de produto adquirido.
Ao escolher efetuar o pagamento à vista, o consumidor está realizando a quitação total do valor da compra no momento em que o produto ou serviço é adquirido. Esse pagamento pode ser realizado em dinheiro, cartão de débito ou por meio de transferências instantâneas, como o Pix.
O pagamento parcelado permite dividir o valor total da compra em várias parcelas, geralmente muito comum em compras realizadas com cartão de crédito.
No entanto, vale destacar que as parcelas podem incluir juros, o que aumenta o custo final da compra. Além disso, o parcelamento gera um compromisso financeiro por um período, o que pode afetar o orçamento do consumidor.
Não há uma única resposta para a dúvida entre pagar à vista ou parcelado. Ambas as opções têm suas próprias vantagens. A escolha entre pagar as compras à vista ou parcelado depende muito de sua situação financeira. Antes de tomar uma decisão, é importante analisar sua renda, despesas fixas e qualquer dívida existente.
Publicidade
Colaborou: Renata Duque.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador