O Ministério da Educação (MEC) anunciou o lançamento do programa Pé-de-Meia Licenciaturas, parte integrante da política Mais Professores, com o objetivo de valorizar os futuros docentes e atrair talentos para a carreira de educador.
Leia também
O programa visa atrair os melhores alunos para a formação docente, oferecendo apoio desde o início da graduação e contribuindo para mitigar a carência de professores em diversas regiões do país.
A iniciativa, prevê o pagamento de bolsas mensais no valor de R$ 1.050,00 para estudantes de licenciatura em diversas áreas. Para ser elegível à bolsa, é necessário atender aos seguintes critérios:
- Obter nota mínima de 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
- Ingressar em um curso de licenciatura nas áreas elegíveis mencionadas.
De acordo com o Estadão, segundo o ministro Camilo Santana, a medida visa atrair estudantes com bom desempenho acadêmico para a área educacional, reforçando a qualidade do ensino básico. “Queremos que o aluno saiba que desde o primeiro dia na universidade terá apoio do governo federal”, afirmou o ministro em entrevista.
Quando começam as inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas?
As inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas estarão disponíveis a partir de sexta-feira (17), juntamente com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O início do pagamento da bolsa ainda será divulgado.
Publicidade
Colaborou: Renata Duque.