Publicidade

Tempo Real

Ações da Ericsson caem 12% após investigação sobre corrupção no Iraque

Investigação identificou pagamentos suspeitos e conduta inapropriada no Iraque

Ações da Ericsson caem 12% após investigação sobre corrupção no Iraque
Ações da Nokia e Ericsson caem com vendas trimestrais mais fracas. Foto: AP Photo/Mark Schiefelbein

As ações da Ericsson caíram mais de 12% nesta quarta-feira, depois que a empresa divulgou resultados de uma investigação interna que detalhou pagamentos suspeitos e conduta inapropriada no Iraque.

A investigação da fabricante sueca de equipamentos de telecomunicações identificou pagamentos feitos para usar rotas de transporte alternativas, driblando a alfândega iraquiana, em um momento em que organizações, incluindo o Estado Islâmico, controlavam algumas rotas.

Embora a Ericsson tenha dito que não poderia determinar se algum funcionário estava diretamente envolvido no financiamento de tais organizações, observou que, como resultado da investigação, vários deles deixaram a empresa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O presidente-executivo da Ericsson, Börje Ekholm, disse à Reuters, em entrevista, que, quando a investigação foi encerrada, em 2019, a empresa não achou material suficiente para divulgar as descobertas.

A companhia, entretanto, revisou sua posição, após questionamentos sobre a investigação por meios de comunicação, inclusive do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ).

O ICIJ disse que a Ericsson não respondeu a questionamentos específicos em relação a ampla gama de comportamentos corruptos relacionados a seus negócios no Iraque e em outros lugares.

“A qualquer momento, há várias investigações em andamento”, disse Ekholm. “Há algumas (pessoas) que querem tirar proveito do sistema. Portanto, a chave é ter um sistema de compliance que as descubra muito rapidamente para que assim possamos tomar ações rápidas de remediação sobre elas.”

Publicidade

A empresa enfrentou multas do Departamento de Justiça dos Estados Unidos anteriormente em relação a uma série parelela de investigações sobre corrupção, incluindo o suborno de funcionários do governo.

Web Stories

Ver tudo
<
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
>