Últimas notícias

Ações europeias fecham em baixa com temor de aperto monetário

Presidente do BCE disse que está pronta para tomar as medidas necessárias para levar a inflação para meta de 2%

Ações europeias fecham em baixa com temor de aperto monetário
Foto: Envato Elements

As ações europeias caíram nesta sexta-feira após comentários “hawkish” (mais duros contra a inflação) de autoridades de bancos centrais alimentarem preocupações sobre o impacto de uma política monetária mais apertada, enquanto a EDF, da França, despencou depois de intervenção do governo para reduzir os preços da eletricidade.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 1,01%, a 481,16 pontos, marcando sua pior semana desde o final de novembro.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse que o banco está pronto para tomar quaisquer medidas necessárias para levar a inflação para sua meta de 2%, o que aumentou as apostas numa alta dos juros este ano.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, também alertou que a escalada da inflação na zona do euro não é tão transitória quanto se pensava anteriormente.

O aperto das condições monetárias dará fim às medidas de liquidez implementadas na pandemia, que inundaram o mercado de dinheiro e levaram as ações a picos recordes ao longo de 2021.

O grupo francês de energia EDF afundou 14,6% e teve o pior desempenho entre as ações listadas no STOXX 600 depois de a França ordenar que a empresa estatal venda mais de sua energia nuclear barata para concorrentes menores de forma a limitar a elevação dos preços da eletricidade no país.

Quase todos os setores e índices de ações regionais ficaram no vermelho nesta sexta-feira. O varejista teve o pior desempenho do dia, enquanto os papéis de petróleo foram os únicos a obter ganhos.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,28%, a 7.542,95 pontos.

Publicidade

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,93%, a 15.883,24 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,81%, a 7.143,00 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,08%, a 27.543,96 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,12%, a 8.806,60 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,21%, a 5.636,79 pontos.

Publicidade