O Banco Central da África do Sul decidiu subir sua taxa básica de juros em 75 pontos-base, a 5,50%. Analistas em geral previam alta menor, de 50 pontos-base, mas a instituição destacou hoje, em comunicado, o quadro na inflação, com revisões para cima nas expectativas para os preços. O BC vê um período de “persistente inflação elevada” e crescimento global mais fraco, com as condições econômicas no mundo “ainda frágeis”.
Leia também
O BC sul-africano decidiu pela alta de 75 pontos-base em quadro bastante dividido. Três dos dirigentes optaram por esse nível de aperto, enquanto um preferia uma alta de 100 pontos-base e outro, de 50 pontos-base.
A instituição ainda atualizou projeções. Ele prevê que o índice cheio da inflação ao consumidor no país fique em 6,5% neste ano, quando antes projetava alta de 5,9%. Em 2023, ela deve ficar em 5,7% (de 5,0% anteriormente), desacelerando a uma alta de 4,7% em 2024 (projeção mantida). O núcleo da inflação também teve revisões para cima, com o BC agora esperando crescimento de 4,3% em 2022 (de 3,9% anteriormente), e um avanço de 5,6% em 2023 (de 5,1% antes). Para 2024, a expectativa para o núcleo do índice de preços ao consumidor passou de alta de 4,8% para um avanço de 4,9%. “Os riscos para a perspectiva da inflação são de alta”, afirma ainda o comunicado.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O BC diz que a normalização das políticas monetárias em grandes economias e a desaceleração da China têm contribuído para a desvalorização do rand, em meses recentes. E projeta crescimento de 2,0% do Produto Interno Bruto (PIB) do país neste ano e de 1,3% em 2023.